-->

sábado, 5 de abril de 2014

Pesquisa Datafolha: Dilma tem 38%, Aécio, 16% e Campos, 10%






A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 38%, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 16%, e por Eduardo Campos (PSB), com 10% das intenções de voto. Candidatos de outros partidos registraram 6% de preferência do eleitorado.
Com isso, houve queda frente ao patamar da última pesquisa Datafolha, divulgada em 22 de fevereiro pelo instituto, quando a candidada do PT, a presidente Dilma Rousseff, tinha 44% das intenções de voto e venceria no primeiro turno. Naquele momento, Aécio tinha 16% e Eduardo Campos 9% das intenções de voto.
De acordo com a pesquisa Datafolha, em cinco cenários, a única candidata que poderia levar as eleições para presidente para um eventual segundo turno seria Marina da Silva, com 27% das intenções de voto – o que representa uma elevação de 4% em relação ao levantamento de fevereiro deste ano.
O Datafolha informou ainda que somente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem se mostrado avesso a tentar novamente a cadeira presidencial, tem desempenho melhor do que Dilma Rousseff.
Segundo o levantamento do Datafolha, a queda na aprovação da presidente Dilma Rousseff em relação à última pesquisa está relacionada com a deterioração das expectativas de inflação, com o emprego e com o poder de compra da população. Ao mesmo tempo, a pesquisa também mostra que, hoje, para 63% dos entrevistados, a presidente faz menos pelo país do que eles esperavam – contra 34% há pouco mais de um ano atrás.
O Datafolha informou que realizou 2.637 entrevistas em 162 municípios do país em 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR 00064/2014.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.