-->

sábado, 5 de abril de 2014

Eunício declara que candidatura dele nunca dependeu de Cid




O senador disse ainda que espera contar com o PT em sua chapa, mas que ainda não conversou com o deputado José Guimarães.
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que, mesmo com adecisão do governador do Ceará, Cid Gomes, de permanecer no cargo, manterá suacandidatura ao governo do Estado. “Não mudei nada. Minha candidatura nuncadependeu da decisão de Cid”, disse o senador, após o anúncio feito pelo grupodos irmãos Cid e Ciro Gomes, nesta sexta-feira (04), de que Cid ficará nomandato até o fim do ano. “Como se diz aqui no Ceará, estou que nem Aroeira,firme e forte”, declarou.

Eunício disse ainda que espera contar com o PT em sua chapa,mas que ainda não conversou com o deputado José Guimarães, que preside o PTlocal, sobre o assunto. “Da mesma forma que a presidente Dilma é próxima deles,também é próxima a mim”, disse.

A decisão de Cid frustrou a tentativa de Eunício Oliveira decompor uma chapa ampla com PMDB, PT e PROS em torno de sua candidatura aogoverno do Estado. Nesta aliança, a vaga ao Senado chegou a ser oferecida aoex-ministro Ciro Gomes, mas para que a candidatura se efetivasse serianecessária a renúncia de Cid, o que não ocorreu, contrariando todas asexpectativas. Há uma semana, próprio Cid declarou a possibilidade de renunciarpara dar oportunidade legal ao irmão de se candidatar.

A renúncia de Cid aponta agora para um projeto decandidatura própria do PROS ao governo do Ceará. Um dos possíveis candidatos aser lançado pelo grupo é o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Aalegação dos irmãos Gomes para não deixar o governo é de que o vice de Cid,Domingo Filho (PROS) não aceitou a proposta feita pelo grupo de tambémrenunciar o que acabou atrapalhando toda negociação.

A intenção de Cid seria deixar o governo nas mãos dopresidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PROS),aliado mais antigo e segundo na linha sucessória.

Guimarães, por sua vez, disse que a renúncia confirma a tesedo PT de que ele será o candidato ao Senado, mas disse que continuará buscandouma aliança com Eunício. “Eles (Cid e Ciro) não decidiram ainda se vão brigarou se estarão juntos”, argumentou. A probabilidade, no entanto, é de que o PTse alinhe mais ao projeto do PROS.

* Com informações do Portal IG