-->

sábado, 28 de janeiro de 2017

Justiça ou cemitério para bandidos", afirma secretário

A declaração foi feita durante coletiva de imprensa onde foram apresentados os suspeitos de terem matado o cabo da Polícia Militar Francisco Arlindo da Silva Vieira Filho


O secretário de Segurança Pública, André Costa, afirmou, na tarde deste sábado (28), que "a partir de agora nós vamos oferecer duas opções para os bandidos, a Justiça ou o cemitério". A declaração foi feita durante coletiva de imprensa onde foram apresentados os suspeitos de terem matado o cabo da Polícia Militar Francisco Arlindo da Silva Vieira Filho. Segundo a SSPDS André Lima Firmiano, 27, e Marcelo Gabriel dos Santos Lima, 20, o Biel, foram presos em uma pousada abandonada em Prainha, no município de Aquiraz. Marcelo Gabriel confessou ter efetuado o disparo que vitimou o militar.

Durante a coletiva, a delegada Socorro Portela, diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que a ação foi um trabalho de integração da Perícia Forense, Polícia Civil, Polícia Militar, Coin (Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública), Ciopaer e Corpo de Bombeiros. A delegada explicou também como foram conduzidas as investigações que levaram à prisão dos suspeitos. "Nós recebemos denúncias através do 181 e do 190 sobre o veículo utilizado na fuga e o nome de um dos suspeitos".


A delegada revela que a padaria onde ocorreu o crime não dispunha de câmeras e que imagens coletadas nas proximidades estavam com qualidade ruim. "Foi com informações da população e o trabalho de investigação, que nós fomos ao local indicado nas denúncias e conseguimos fazer os levantamentos que culminaram com a prisão dos dois". Os suspeitos estavam na localidade Prainha, no município de Aquiraz. "Eles foram encontrados em frente a praia numa pousada abandonada. Um foi preso próximo essa pousada e outro dentro da imóvel". Marcelo Gabriel foi o primeiro a ser preso e confessou ter matado o PM, já responde a três procedimentos por roubo.  André Firmiano responde por cinco procedimentos policiais por furto, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e receptação. A delegada disse ainda que nenhum apresentou resistência. 

O secretário afirma que já tem a identificação dos outros dois envolvidos no crime. "Tinha um que também estava na rua com esses dois presos e mais outro que era um partícipe responsável por realizar a guarda de armas e parte logística dessa quadrilha". André Costa disse ainda que não pode divulgar todos os detalhes da investigação, porque ainda está em andamento. "A gente ainda tem pessoas para serem presas e objetos de crime para serem apreendidos. Se a gente repassar alguns detalhes no momento pode atrapalhar a investigação".

O secretário, que é delegado federal, garante que a Secretaria de Segurança vai tomar medidas mais drásticas para combater o crime. "A gente tomou a decisão de partir pra cima do crime. De agir com força contra esses covardes, esses bandidos covardes que estão todo dia apontando arma na cabeça do cidadão. A gente oferece duas coisas pro bandido: se ele quiser se entregar a gente oferece a Justiça, se ele quiser puxar um uma arma, a gente tem o cemitério pra oferecer a ele".

O crime

De acordo com coronel Ronaldo Viana, comandante geral da PM, na noite da última sexta-feira (27), Francisco Arlindo estava passando próximo da padaria na Rua Curitiba, no bairro Henrique Jorge, quando presenciou um assalto em andamento e interveio. Durante a abordagem ele foi atingido por um tiro na cabeça. "A gente tem por obrigação, já que a gente é treinado pra isso, defender a sociedade", afirmou o comandante.

Fonte DN

Com peruanos inspirados, Flamengo vence Boavista na estreia do Carioca

Teve até um pequeno susto, mas a estreia do Flamengo na Taça Guanabara teve final feliz. Com os peruanos inspirados, o Rubro-Negro venceu o Boavista por 4 a 1 neste sábado à noite, na Arena das Dunas, em Natal, com dois gols de Guerrero, um de Trauco e um de Diego. Mosquito marcou para o time comandado pelo técnico Joel Santana. Leia a crônica do jogo


O susto do Flamengo foi apenas no primeiro tempo, quando a equipe sofreu seguidos contra-ataques do Boavista. O jogo aberto, inclusive, foi para o intervalo empatado em 1 a 1. Os visitantes, porém, não conseguiram manter o ritmo no segundo tempo e viram o Rubro-Negro abrir vantagem. 

PRIMEIRO TEMPO

O Flamengo ficou todo o primeiro tempo tentando furar, de todo jeito, o bloqueio do Boavista. A principal dificuldade estava na ausência de jogadores pelos lados: Cirino viajou a Curitiba e deve ir para o Atlético-PR e Éverton teve uma indisposição estomacal e deu lugar a Adryan. Assim, o Rubro-Negro apostava demais em cruzamentos na área e jogadas com Diego e Mancuello pelo meio, sempre tentando passes em profundidade para Guerrero. Um desses lances finalmente deu certo, e o atacante abriu o placar após lançamento de Trauco. 

O Boavista, sem muita responsabilidade, apostou muito em contra-ataques. E até que um deles também deu certo. Já perto do intervalo, quando o Flamengo parecia tranquilo à frente no placar, os visitantes marcaram com Mosquito, nas costas do lateral-esquerdo peruano, estreante da noite. O empate, no fim do primeiro tempo, era o resultado mais justo pelo o que mostraram as duas equipes: muita insistência e pouca efetividade do Flamengo, com mais velocidade do Boavista. 
249
DESTAQUE

SEGUNDO TEMPO

Depois do intervalo, o panorama foi completamente diferente. A qualidade técnica do elenco comandado pelo técnico Zé Ricardo começou a sobressair sobre o adversário e os peruanos decidiram colocar ponto final em qualquer risco de empate ou derrota. Trauco, após belo passe de Mancuello, e Guerrero, de novo de cabeça, depois de cruzamento de Rodinei, decretaram o resultado final do confronto.

Atrás no placar, o Boavista não teve mais forças para dar sequência à tentativa de pressão do primeiro tempo, com constantes contra-ataques. O Flamengo seguiu dominando a partida, criando oportunidades e dando trabalho à defesa adversária. O goleiro Muralha fez apenas uma boa defesa no segundo tempo e garantiu a vitória sem sofrimento do Rubro-Negro. Já perto do fim, Diego, após mais um passe de Trauco, fez o quarto.  
577
DESTAQUE
PÚBLICO E RENDA
Público pagante: 9.211 pessoas.
R$ 635.775,00 

COLISÃO ENTRE MOTO E BICICLETA DEIXA VÍTIMA ESTADO GRAVE EM RUSSASr

Uma colisão envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta aconteceu neste sábado na cidade de Russas, na Av.. Dom Lino, em frente ao Gutos Pizzaria. 

Com o forte impacto da colisão o condutor da moto e ocupante da bicicleta foram arremessados ao solo sofrendo ferimentos. segundo informações ainda de forma extra oficial Uma das vítimas aparenta estar em estado grave. 

Informações amigo de plantão 

PM é morto em assalto e secretário acompanha operação

No começo da noite de ontem, o cabo da Polícia Militar do Estado do Ceará, Arlindo da Silva Vieira Filho, foi morto após reagir a um assalto que acontecia em uma padaria na Rua Curitiba, bairro Henrique Jorge. Silva é o primeiro profissional da Segurança Pública morto em 2017. No ano passado foram registrados 33 casos de agentes mortos, de acordo com a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará. Segundo a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), no ano de 2016 o Ceará foi considerado o 4º estado em que mais se mata agentes da segurança, ficando atrás somente da Bahia (3º), São Paulo (2º) e Rio de Janeiro (1º). 

Após o crime, centenas de policiais, amigos e familiares se reuniram na rua onde foi registrado o caso. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado André Costa, além do Secretário adjunto coronel Alexandre Ávila e o comandante Geral da PM, Ronaldo Viana, estiveram no local. O secretário não falou com a imprensa durante a operação. 

Segundo o coronel Viana, a cúpula da segurança estava dando início a uma segunda operação Cartão de Visita quando receberam a informação da morte do cabo. Depois que saiu do local do crime a cúpula seguiu para a avenida Fernandes Távora e se localizou nas proximidades da ponte do bairro Genibaú, ao lado policiais militares faziam uma série de abordagens a motocicletas, ônibus e carros. “Vamos dar uma resposta com relação à prisão dos elementos. Estamos fazendo um cerco grande baseado em informações que estão chegando”. 

Conforme o comandante geral, os setores de inteligência da SSPDS e da Polícia Civil estão trabalhando no caso. “Dois criminosos entraram na padaria e uma terceira pessoa ficou na retaguarda. Quando o PM foi intervir acabou surpreendido pelo terceiro criminoso. O cabo foi atingido na cabeça e morreu no local. 

A diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Socorro Portela esteve no local na realização dos primeiros levantamentos. Ainda nas proximidades da avenida Lineu Machado havia uma blitz formada por policiais militares e policiais civis que abordavam veículos. Até o fechamento da edição ninguém foi preso. 

Vítima 
O policial militar vítima do latrocínio (roubo seguido de morte) era casado e trabalhou como motorista do deputado estadual Capitão Wagner (PR), que estava em viagem nos EUA e publicou um vídeo nas redes sociais lamentando a morte de Silva. Emocionado, o deputado disse que o céu estava em festa e disse que a corporação ia dar uma resposta. 

Um colega de trabalho disse que o cabo entrou na corporação em 2009 e que o primeiro dia de trabalho foi ao seu lado.

JÉSSIKA
Jéssika Sisnando
jessikasisnando@opovo.com.br


Ceará tem 18.776 mandados de prisão em aberto

O Ceará tem 18.776 mandados de prisão não cumpridos pela Justiça. O número é maior do que o total de vagas disponíveis nas penitenciárias 

do Estado: 12.043. Se todos os mandados fossem executados, a população carcerária do Estado cresceria 89%.

Alguns mandados foram expedidos em 2001. Outros, mais recentes, têm validade de até 30 anos. Os dados, fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontam que o Estado é o oitavo do Brasil com maior quantidade de mandados em aberto. No Nordeste, o Ceará fica em 3º lugar, atrás apenas de Pernambuco e Bahia.

Em todo o País, há mais de 500 mil mandados de prisão preventiva e definitiva não cumpridos. Um mesmo réu pode ter vários mandados de prisão por crimes distintos. No entanto, o sistema de contagem do CNJ mostra apenas o volume bruto de mandados, sem distinguir quais deles são para as mesmas pessoas.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) informou que o excedente carcerário no Estado é de 8.870 presos - no total, há 20.913 internos.

“Ainda neste ano, o sistema penitenciário cearense deve ganhar quase três mil novas vagas. Entre elas, está uma cadeia regionalizada que deve otimizar o cumprimento da pena no interior do Estado, melhorando a gestão das vagas”, afirmou a Sejus.

Para o defensor público e professor da Unifor Emerson Castelo Branco, existe desinteresse em cumprir esses mandados, já que não há capacidade para alocar essa quantidade de presos. “A estrutura não comporta a quantidade de crimes que é praticada. Hoje só há um caminho para a justiça penal funcionar com o mínimo de eficácia: concentrar todas as suas ações em crimes mais graves, como latrocínio, homicídio, sequestro, tráfico de drogas, estupro”, analisou.

Castelo Branco argumentou ainda que é preciso haver mais foco na prevenção em vez de repressão. Segundo ele, o Estado deveria estar presente em locais de crime em potencial para evitá-los e ter fiscalização mais efetiva.

A construção de novas cadeias não irá prevenir novos crimes. “Eficiência é reduzir os índices de crimes e aumentar a segurança da população. A eficiência não está na punição somente. O objetivo não é se vingar do criminoso, mas diminuir a violência”, defende. 

Recentemente, o Governo do Estado construiu duas novas unidades penitenciárias, que já estão lotadas. 

 Sejus, que teve mudança de titular, com saída de Hélio Leitão e chegada de Socorro França, afirmou que estuda soluções para o problema. 

“A Sejus tem trabalhado em alternativas ao encarceramento, com ações como o incentivo ao torno zelamento e uma conjunta, com o sistema de Justiça, para reduzir a quantidade de presos provisórios”, informou o órgão por meio de nota.

Fonte O povo.com


PGJ recebe o Deputado Federal Ariosto Holanda

O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, reuniu-se com o deputado federal Ariosto Holanda, na manhã desta sexta-feira (27/01). O encontro foi marcado pela apresentação do projeto “Infovias a Serviço da Transparência”, de autoria do parlamentar, cuja meta é implantar, em cada município, uma estrutura de processamento de informações ligada à base de dados da Controladoria-Geral da União (CGU) para acompanhamento, divulgação e denúncias sobre a aplicação de recursos federais transferidos e a transferir aos municípios.

Segundo o deputado federal Ariosto Holanda, ao apresentar à população quais são os recursos federais transferidos para cada município, o projeto visa envolver a sociedade na fiscalização e denúncia de atos ilícitos, identificar comportamentos suspeitos e coibir operações fraudulentas. Além disso, objetiva capacitar a comunidade para interpretar as informações existentes nos relatórios de prestação de contas.

Na oportunidade, Plácido Rios destacou apoio ao projeto e enfatizou que a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), do Ministério Público do Ceará, tem atuação direta na prevenção e repressão dos crimes contra a administração pública, contribuindo para a transparência do uso dos recursos. “Estamos também criando um Núcleo de Apoio ao Promotor de Combate à Corrupção com interface direta com a CGU”, anunciou o PGJ.

Foto: Joaquim Albuquerque/MPCE

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br]]


Homens envolvidos em morte de PM no Henrique Jorge são presos

A Polícia realizou a prisão de dois suspeitos de envolvimento no assassinato de um cabo da Polícia Militar no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, na noite desta sexta-feira (27). Eles foram presos na Prainha, neste sábado (28), no município de Aquiraz.

Segundo o tenente-coronel Andrade Mendonça, relações-públicas da Polícia Militar, a corporação ainda está em busca de um terceiro suspeito de particiçação no latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o cabo Francisco Arlindo da Silva Vieira Filho.

O PM teria reagido à abordagem e sido atingido por um tiro na cabeça, na Rua Curitiba, morrendo no local. As investigações sobre o caso estão a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Polícia chegou ao primeiro suspeito "através de várias informações, de pessoas que ligaram para a PM, pelo disque-denúncia", diz o tenente-coronel Andrade Mendonça. O nome dos homens presos e os pertences apreendidos ainda não podem ser divulgados, de acordo com ele. 

Fonte DN


TCM investiga municípios em estado de emergência em parceria com Ministério Público do Ceará -

O Tribunal de Contas dos Municípios entregará, na próxima segunda-feira (30), relatórios das seis primeias inspeções realizadas na operação que visa a acompanhar a decretação de emergência em municípios ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os documentos são referentes a visitas ocorridas entre os dias 16 a 18 de janeiro em Ibicuitinga, Pedra Branca e Sana Quitéria, e entre 18 e 20 de janeiro em Groaíras, Palhano e Tururu.

O objetivo da ação é possibilitar a ação do MPCE na esfera judicial. Os documentos devem ser entregues pelo próprio presidente da instituição, Domingos Filho. A operação segue até a segunda quinzena de fevereiro e tem como prioridade avaliar despesas realizados em decorrência da decretação de emergência pelos atuais administradores. Até o momento, o TCM identificou 79 municípios que ddecretaram estado de emergência.

Fonte Ceara News

Cid vive até 72 horas de angústia às vésperas da homologação da delação da Odebrecht

Ex-governador cearense pode ter sido delatado por dois executivos da empreiteira.


O ex-governador Cid Gomes vive até 72 horas de angústia. Os juízes auxialiares da equipe do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19, concluíram as audiências com os 77 executivos da Odebrecht e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, deve homologar a delação da empreiteira até a próxima terça-feira (31).

O temor de Cid é ser delatado por João Pacífico, responsável pelo repasse de propinas da empreiteira no Nordeste, ou por Benedito Barbosa Júnior, que pode confirmar o uso da cervejaria Itaipava, do Grupo Petrópolis, em esquema de pagamento de propina a políticos. Atualmente, o ex-governador tem um galpão alugado à Itaipava, em Sobral.

Sistema adutor do Castanhão

Para piorar a situação de Cid, um consórcio entre a Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez foi o responsável pelos 66km do trecho do Sistema Adutor do Castanhão, no Ceará. A obra é uma das 38 investigadas pela Polícia Federal com participação da empresa e pode explicar os R$ 200 mil repassados ao "O Falso", codinome de Cid na lista da propina da empreiteira.

Delatados

Além de Cid, outros cearenses observam com apreensão a homologação da delação da Odebrecht pela presidente do STF. No total, serão 35 senadores, 14 governadores e ex-governadores e mais de cem deputados federais. Cid não é o único que teme ser delatado. Casos as suspeitas se confirmem, o ex-governador cearense pode cair nas mãos do juiz federal Sérgio Moro e acabar sendo preso.

Fonte Ceara News


MPCE requer impugnação do diploma do Prefeito de Russas


O Ministério Público Eleitoral, através do promotor de Justiça da 9ª Zona Eleitoral, João Batista Sales, entrou com uma ação, na última quarta-feira (25/01), de impugnação à expedição do diploma do prefeito e vice-prefeito da cidade de Russas, Raimundo Weber de Araújo e Gerardo Magela Maia Estácio, respectivamente.

Segundo o membro do MP Eleitoral, a petição foi fundamentada na inelegibilidade do prefeito devido à desaprovação de contas anteriores por improbidade administrativa, porém a ação também se estende ao vice-prefeito em virtude do princípio da unidade da chapa eleita.

Durante o período de registro das chapas, a Promotoria Eleitoral da 9ª ZE (Russas/Palhano) entrou com uma ação de impugnação de registro de candidatura por entender a existência de inelegibilidade, porém, na ocasião, o pedido não foi deferido pela Justiça.

Após isso, em novembro de 2016, a Câmara Municipal de Russas acatou ao parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que recomendou a desaprovação das contas de governo do atual prefeito, referente ao exercício de 2004, “pela prática de irregularidades insanáveis configuradoras de atos de improbidade administrativa, constituindo assim, causa de inelegibilidade legal, justificando plenamente o ajuizamento e processamento da presente ação”, relata o promotor de Justiça na petição.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br


Servidores do Ministério Público do Estado e outras categorias protestam após dois anos sem reajuste

Categoria organiza movimento na Assembleia Legislativa no próximo dia primeiro de fevereiro.


Servidores do Ministério Público do Estado (MPCE) e outras categorais realizam no próximo dia primeiro de fevereiro, a partir das 08h, na Assembleia Legislativa, ato unificado após dois anos sem reajuste salarial.  O objetivo é aproveitar a presença do governador Camilo Santana, que vai abrir os trabalhos na Casa e deverá anunciar qual percentual de correção será concedido aos servidores.

Segundo a categoria, o governador chegou a anunciar que enviaria à Assembleia, ainda em dezembro do ano passado, mensagem com o reajuste dos servidores. Porém, até o momento não enviou e nem sinalizou de quanto vai ser esse percentual. A expectativa é de que o índice seja de pelo menos a correção inflacionária desses dois anos.

O ato da próxima quarta-feira (1º de fevereiro) faz parte de um calendário de atuações lançado pelas entidades de classe estaduais, cujas mobilizações envolvem diversas categorias que compõem o FUASPEC - Forum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará.

Fonte Ceara News


Prisão de assaltantes em Russas CE

                                 RUSSAS-CE

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL SEGUIDO DE PRISÃO DE ASSALTANTE

Ontem 27/01/2017, por volta das 09h00, na avenida Gonçalves, 331,Russas-CE, mais precisamente na loja Ponto Cell, foi vitima o senhor de 36 anos , solteiro, comerciante, natural de Russas-CE, residente no endereço da referencia), quando foi rendido por quatro indivíduos armados, que após anunciarem o assalto levaram celulares e um tablet da referida loja. 
Vale salientar que os indivíduos já haviam comparecido ontem na referida loja, conforme informações, Que de imediato a equipe do FTA, com Apoio das equipes RAIO-02 e RAIO-012, passaram a diligenciar e na localidade de Bom Sucesso a equipe do FTA  se deparou com quatro indivíduos que ao avistarem a viatura embrenharam no mato. Um cerco foi realizado, sendo preso CARLOS MARCILIO FEITOSA SOUSA PEREIRA (nascido aos 21.07.1997,solteiro, desocupado,  natural de Sobral-CE, o qual forneceu o endereço da rua 04, bairro CONAB, 02, Sobral-CE, contudo ele estava residindo na localidade Bom Sucesso, Zona rural de Russas-CE).  Com CARLOS foi apreendido o seguinte material:  01 balaclava preta, 03 capacetes San Marino, 03 simulacros de arma de fogo, 01 kit de chaves profissionais (24 peças), 01 tablet Samsung Galaxy Branco GT-P3100, 02 unidades de expositor para celular Smart azul e vermelho, além de uma moto Honda CG 125 Fan de cor vermelha, ano 2011, de placa OCP-0151, a qual tem queixa de roubo/furto,  o acusado e o material apreendido foram conduzidos à DRPC para os procedimentos cabíveis. 


Tentativa de Homicidio a bala no centro de Russas - CE

O fato aconteceu por volta das 9 horas de hoje 28 na ave nuda Coronel Araujo Limano centro de Russas. Informações passada a nossas equipe é que um sr; identificado por Anchieta, residente no sitio canto nesse município no momento em que estava  trafegando  na Av; foi alvejado por disparos de arma de efetuada por Homem não identificado que se aproximou da vitima e efetuou os disparos. 

A vitima foi socorrido para o Hospital de Russas onde estar sendo medicado nesse momento.

A policia compareceu o local e encontra se em diligenciamo intuito de localizar o autor dos disparos.


Advogado cearense pode assumir vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal, no Recife

O advogado cearense Leonardo Carvalho está na disputa pela vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal, com sede no Recife. O advogado tem o apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB), que deve assumir, no dia 2 de fevereiro, a presidência do Senado.

Além de Leonardo, disputam a cadeira no na tribunal os advogados Luciano Guimarães - ligado ao atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) - e Silvana Barreto, nome do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Com informações do blog Roberto Moreira (DN)