-->

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão preventiva em Russas


Na tarde desta segunda-feira, dia 22, a Polícia Civil de Russas cumpriu mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juiz da 1ª vara de Russas-CE, em desfavor de MYCHELL EWERTON ARGEMIRO PINTO. Mychell, como é conhecido, foi preso na rua Alípio Rodrigues de Oliveira por tentativa de homicídio, fato ocorrido em 19/11/2015. O mesmo foi conduzido para a Delegacia de Russas e posteriormente encaminhado para o Presídio local.

Na manhã desta terça-feira, dia 23, na cidade de Russas-CE, a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas (Art. 33 da lei de drogas), expedido pelo Juiz da comarca de Palhano-CE. Foi presa a pessoa de ELISÂNGELA HOLANDA LIMA, filha de Fátima Holanda Lima.

Com Informações da DRPC

Secretário da Cultura do Estado entrega o cargo após 13 meses


Guilherme Sampaio não é mais Secretário da Cultura do Estado do Ceará. O anúncio foi dado pelo próprio vereador através de sua página na rede social Facebook, na tarde desta terça-feira (23). Em nota, o gestor declara que a decisão é irrevogável. "Esta decisão é motivada por minha convicção pessoal, consolidada ao longo dos últimos meses, de que o ousado programa apresentado pelo governador exige uma Secretaria forte, autônoma e com autoridade necessária para a execução desta tarefa, o que não vejo em perspectiva", aponta Guilherme.

O secretário preferiu não dar nenhum esclarecimento sobre o pedido de exoneração do cargo. Na nota pública desta terça-feira, o político explicou que um fator decisivo é a iminência do calendário eleitoral. "O qual me impõe responsabilidades partidárias e prazos que se esgotarão brevemente", destaca.

A secretária executiva, Ana Maria Fontenele, também entregou o cargo.

O Governo do Estado disse, em nota, que Fabiano dos Santos, assume a função de Secretário de Cultura interinamente. Na nota, "o governador agradeceu a valorosa contribuição pelo período em que esteve à frente da pasta, ao emprestar seriedade na condução dos assuntos relacionados à política pública estadual para a cultura".

Trajetória

Líder da bancada da ex-prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal durante o seu segundo mandato de vereador, Guilherme Sampaio criticou duramente os últimos anos de gestão do ex-governador Cid Gomes e atuou na oposição, na Câmara, ao prefeito Roberto Cláudio (PDT), também eleito sob a tutela de Cid Gomes após romper politicamente com a ex-prefeita.

Guilherme Sampaio foi, ao lado de Tiago Santana (irmão do governador eleito) articulador do Comitê de Cultura durante a campanha política de Camilo Santana, que contava com a presença de vários artistas locais. Durante as eleições, Sampaio reiterou que a cultura seria o "eixo estratégico para o desenvolvimento do Estado".

Ao longo da sua atuação, Guilherme Sampaio legislou sobre educação e cultura. O vereador apresenta no histórico como uma das principais conquistas a alteração na Lei Orgânica do Município que prevê a criação, em 2007, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), além de instituir o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.

Outra ação de Sampaio que beneficiou a classe artística foi a aprovação da isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) para artistas locais. Destaca-se também, quanto à atuação do político na Câmara, a criação da Lei do Circo, que dispõe especificamente sobre a instalação e o funcionamento dos circos itinerantes, tratando também do acesso à saúde e à educação dos artistas de circo.

Diário do Nordeste

Inácio Arruda e Ariosto Holanda definem proposta para revitalização dos CVTs

Inácio Arruda, Ariosto Holanda e equipe da Secitece

A proposta do deputado federal Ariosto Holanda para padronização do modelo dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) e fortalecimento da rede CVT do Instituto Centec recebeu nesta segunda-feira a adesão do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e será defendida como uma proposta do governo do Ceará no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

A ideia foi aprovada após discussão do parlamentar, na Secitece, com o secretário e assessores, o presidente do Instituto Centec, Francisco Viana, o empresário Sérgio Frota e será proposta pelo parlamentar em reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Edward Madureira Brasil com representantes dos estados que têm CVT.

O CVT, projeto criado no Ceará há cerca de 20 anos, foi adotado como programa nacional do MCTI, hoje com mais de 400 unidades no país - e continua em expansão. O estado de Minas Gerais conta com 130 CVTs em funcionamento e amplia a rede em mais 70 unidades na atual gestão do governador Fernando Pimentel, disse Sérgio Frota. O Rio de Janeiro implantou 50 CVTs na época em que o atual ministro do MCTI, Celso Pansera, presidia a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição responsável pelo programa, que pretende ampliar no país como prioridade do Ministério.
Manuel Pereira, BC Neto, Inácio Arruda, Ariosto Holanda.

Com algumas exceções como os CVTs de Beberibe, Maranguape – presentes ao encontro com as coordenadoras Virgínia Tavares e Juliana Campos – e de Maracanaú, as unidades do Ceará padecem com a crise do Instituto Centec. A instituição possui 38 CVTs e duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) em Quixerambim e Juazeiro do Norte, que pretende entregar ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

Inácio Arruda informou que a intenção de federalizar as duas unidades vem desde a gestão do governador Cid Gomes. A decisão é também do governador Camilo Santana, que na sexta-feira reforçou o pleito em companhia do secretário em encontro com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ele informou.

O orçamento do Instituto Centec foi reduzido de R$ 27 milhões em 2010 para R$ 17 milhões este ano e apenas 0,49% do total é destinado ao custeio – o restante vai para pagamento de pessoal. Com a federalização das duas Fatecs, a Secitece pretende focar a ação do Instituto Centec nos CVT e adaptar 25 das unidades para o perfil de CVT temático em áreas prioritárias do desenvolvimento do Ceará como energia eólica, energia solar e outras e fortalecer a estrutura. 

Inácio Arruda destacou o avanço no Ceará com a implantação de 113 Escolas Estaduais de Educação Profissional e mais sete que serão inauguradas este ano e o esforço na manutenção desta estrutura. “A transferência do ensino tecnológico (ofertado pelas duas Fatecs) para o governo federal é uma decisão de governo estadual”, afirmou. 


Em face à dificuldade econômica do governo o pleito não foi atendido em 2015 mas continua de pé para este ano. O Conselho de Administração do Instituto Centec decidiu suspender o vestibular que seria realizado este ano nas Fatecs de Juazeiro do Norte e Quixeramobim, mas a seleção prevista para o meio do ano será realizada pelo IFCE ou Centec, disse o secretário. 
Sérgio Frota, Juliana Campos, Virgínia Tavares (em primeiro plano), Ricardo Costa e Marta Assunção

Como estrutura mínima de pessoal, Ariosto Holanda propõe que o CVT tenha um coordenador, o professor de ciências, um engenheiro na área foco da atuação da unidade, uma secretária, um auxiliar de serviços gerais e três vigias. Hoje a maioria dos CVTs conta apenas com o coordenador. 

O deputado defendeu a revitalização dos laboratórios de ciências dos CVTs – física, química e biologia – e de matemática onde não existe – para que as unidades funcionem como Centros de Ciências e Linguagens, dando formação nestas áreas aos professores do ensino fundamental da sede e municípios do entorno.

Francisco Viana declarou que há um vazio em todos CVT, defendeu a necessidade de gente como solução e observou que existe hoje uma defasagem tecnológica nos laboratórios de ciências. Um caminho para agregar pessoal aos CVTs, segundo ele, será a transferência de profissionais da sede do Instituto Cetec em Fortaleza e das duas Fatecs. O presidente do Centec defendeu a contratação de professores horistas para novos cursos de formação profissional nos CVTs para atender demandas do mercado e a possibilidade de pagamento pelos alunos. 

Ficou decidido no encontro que a Secitece irá procurar a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e os municípios dos 24 CVTs que possuem salas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação para propor parcerias no apoio ao fortalecimento do ensino fundamental e nas áreas de ciências e matemática. Os CVTs podem ajudar na formação de professores e no uso dos laboratórios para práticas laboratoriais por alunos da escola pública. 

Inácio Arruda observou que o Ceará na gestão do governador Cid Gomes tomou a decisão de investir em outras áreas como nas EEEPs, que avalia como correta e, ao fazer isso, suprimiu outras como os CVTs. O secretário defendeu a necessidade de correção com o convencimento do governador Camilo Santana. Enquanto as EEEPs ofertam o ensino médio formal em regime de turno integral, o CVT atende a uma faixa de público diferente. 

“O CVT é uma escola de cunho essencialmente prático para aquele que não tem mais tempo de ir para a escola e precisa aprender um ofício para ganhar a vida”, disse Ariosto Holanda. Segundo ele, o Brasil possui 50 milhões de analfabetos funcionais – 1,5 milhão a 2 milhões no Ceará e cerca de 1 milhão de pessoas em Fortaleza. 


Ariosto Holanda relatou que Camilo Santana acolheu proposta de discussão da questão dos CVTs em audiência que concedeu ao deputado. No encontro, segundo o parlamentar, o governador disse ao secretário Élcio Batista, chefe de Gabinete do governo cearense para agendar o encontro. Ainda não chegou o momento desta reunião, disse o deputado, ao afirmar ao secretário que esta pode ser ocasião propícia para a discussão do tema com o governador, que foi professor do Instituto Centec e coordenador do curso de Saneamento na Fatec de Juazeiro do Norte.
BC Neto, Francisco Viana, Virgínia Tavares, Ariosto Holanda, Inácio Arruda, Deline Maria e Juliana Campos

O deputado aconselhou transformar o Instituto Centec e a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) no modelo instituído pelo novo Código de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ariosto Holanda informou ter convidado para vir ao Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Monteiro Portela, responsável pelo registro das ICTs, para orientar a FIEC, IFCE, Centec, Nutec e outras instituições de ciência e tecnologia do Ceará e este se prontificou a vir, tão logo ser formalizado o convite. 

desimbloglio.blogspot.com.br

Homem apontado como desaparecido não tinha ido trabalhar, segundo Prefeitura


Não havia ido trabalhar o operário que era tido como desaparecido no desabamento nas obras de duplicação da ponte sobre o Rio Cocó, ocorrido na noite desta segunda-feira, 22. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Com isso, as buscas por vítimas foram cessadas pelo Corpo de Bombeiros, apesar da disponibilidade da corporação para ajudar na retirada dos escombros do local. Três guindastes devem ser usados na remoção dos escombros. Os corpos dos dois funcionários vitimados na queda foram retirados do canal por volta das 3 horas da madrugada desta terça-feira, 23. Eles foram identificados pela Seinf como Francisco Flávio e Oliveira Andrade Braga.

Desde as 6 horas desta terça-feira, o trânsito de veículos está liberado na região. Apesar disso, no local, estão presentes agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). A autarquia disponibiliza na região uma viatura e seis motos. Materiais usados na obra estão nas ruas do entorno dificultando o tráfego. O engarrafamento na região é tido como normal para uma manhã por agentes que lá estão lotados, sobretudo, no sentido praia-sertão.

Conforme Victor Frota, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), o laudo explicando as causas do desabamento tem prazo de 30 dias para ser concluído. Porém, o tempo pode ser ampliado pro causa da "complexidade" da obra, afirma Victor. O presidente do Crea descartou riscos de novo desabamento. Segundo ele, a estrutura da obra foi escolhida por ser a "mais segura" em casos de construções em regiões como rios canalizados. "Em coisa de segundos, o escoramento desmoronou. Não é algo que se observe com antecedências", afirmou. A comissão responsável pela fiscalização da obra é de obrigação do contratante, no caso, a Prefeitura de Fortaleza.

O POVO Online, com informações da repórter Luana Severo

Polícia Civil vai apurar responsabilidade sobre desabamento nas obras do viaduto. Pefoce fará laudo


Peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciam na manhã desta terça-feira (23) levantamentos no local do desabamento da estrutura de montagem da ponte sobre o Rio Cocó e do viaduto que está sendo erguido no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, no bairro Aerolândia, nesta Capital.

O laudo que será produzido pelos peritos-engenheiros da Pefoce será o documento que vai nortear as investigações em torno do caso. A Polícia Civil deve, ainda hoje, instaurar inquérito que vai apurar as responsabilidades do desastre ocorrido no começo da noite de ontem, quando a estrutura de sustentação da concretagem dos pilares desabou, matando, pelo menos, dois operários e deixando sete feridos, dois deles em estado considerado grave.

Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM)  retomou a operação de buscas no local para concluir o processo de varredura nas estruturas e verificar se ainda há alguma vítima. Já os feridos no desabamento permanecem internados no Instituto Doutor José Frota (IJF).

Apurar

Na noite passada, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve no IJF-Centro onde foi acompanhar o atendimento médico de emergência aos feridos no desabamento. Na saída, cercado por assessores e jornalistas, ele informou que a Prefeitura vai constituir uma comissão para apurar as causas e responsabilidades pelo acidente. “O povo de Fortaleza merece saber o que aconteceu”, advertiu o gestor.

Já o presidente do Conselho regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-Ceará), Vítor César da Frota Pinto,informou que uma equipe daquela entidade também estará nesta terça-feira no local do desastre para apurar as causas do desabamento. Um parecer técnico deve ser elaborado nas próximas semanas.  Ele ressaltou que o Crea não é o responsável pela fiscalização de obras, mas de zelar pelo exercício da profissão dos engenheiros.

Blog do Fernando Ribeiro

Guimarães diz que Camilo não sai do PT e credita informação a uma “especulação midiática”


O líder do Governo na Cãmara, José Nobre Guimarães, disse, nesta segunda-feira, que não há nenhuma possibilidade do governador Camilo Santana deixar o PT e seguir para o PDT, hoje controlado pelos Ferreira Gomes.Há especulações nesse sentido, a partir do fato de que Camilo foi eleito com apoio desse grupo e tem demonstrado simpatias pela reeleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Guimarães deixou claro que Camilo tem origens e compromissos com o PT e que esse tipo de informação não passa de “especulação midíatica”.

Sobre as atividades do Congresso nesta semana, o petista informou que, entre várias matérias importantes, está uma que fixará o teto salarial dos servidores.

José Guimarães pouco comentou o fato de que o senador petista Delcídio Amaral retomará atividades nesta semana. Delcídio foi posto em liberdade no fim de semana. Ele responde a acusação de ter tentado atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

Fonte: Eliomar de Lima
Extraída de RT News

PF diz que não há irregularidades em campanhas do PT feitas pelo marqueteiro João Santana


“A Polícia Federal (PF) concluiu que não foram encontradas irregularidades nos pagamentos do PT pelos serviços prestados pelo publicitário João Santana nas campanhas eleitorais da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. O relatório da Polícia Federal, com as informações, foi citado pelo juiz federal Sérgio Moro ao deferir o pedido de prisão de Santana e de sua mulher, Mônica Moura.

De acordo com a PF, as suspeitas em relação ao publicitário e Mônica Moura são referentes a cerca de US$ 7,5 milhões que teriam sido recebidos pelos dois no exterior, por meio de uma empresa offshore que seria controlada pela empreiteira Odebrecht.

“Os valores referentes aos pagamentos pelo préstimo de serviços de João Santana e Mônica Moura para as campanhas eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva (2006), Fernando Haddad (2012) e da atual presidente da República Dilma Rousseff (2010 e 2014) totalizam R$ 171.552.185,00. Não há, e isto deve ser ressaltado, indícios de que tais pagamentos [das campanhas] estejam revestidos de ilegalidades”, concluíram os delegados no relatório citado pelo juiz Sérgio Moro em sua decisão.

No despacho no qual autorizou a prisão dos investigados na 23ª fase da Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro citou os valores do relatório da Polícia Federal e disse que, “ao que tudo indica”, os recursos foram declarados.

A empresa Odebrecht, alvo de investigação da Operação Lava Jato, confirmou, por meio de nota, que agentes da Polícia Federal realizaram ações nos escritórios da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, visando ao cumprimento de mandados de busca e apreensão. Informou ainda que “está à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento”.

Agência Brasil

Mauricio Martins reconhece que o prefeito Weber se excede quando se pronuncia com as palmas do babão


Ao longo da historia da humanidade, uma figura conseguiu se perpetua em qualquer que seja a área, trata-se do bajulador, puxa-saco, xeleléu, babão e por aí vai. Este por sua incompetência se limita a sempre elogiar quem quer seja, desde que este lhe gratifique por isso. O babão em tese não tem opinião própria e sempre diz exatamente o que o bajulado quer ouvir. 

Infelizmente uma área de grande atuação do babão vem sendo a politica, em especial as administrações municipais, quando os prefeitos sempre encontram aqueles que dizem que tudo vai bem, mesmo não sendo assim, e estão sempre aplaudindo.

A figura do babão, já ganhou inclusive uma música que em sua letra tem:

Parou!
O patrãozinho chegou
Vou arrumar uma mesa ali na frente pra o senhor
Garçom desce whisky e red bull bem a vontade
Cantor manda uma alô aqui pra minha majestade
Ow patrãozinho o que quiser pode pedir
Minha função é essa
Estou aqui pra te servir, servir, servir

Vai pegar gelo babão
Vai pegar gelo babão
Respeita a autoridade
Aqui quem manda é o patrão

Em Russas o vereador Mauricio Martins(PRB) na última sessão ordinária, acontecida na sexta-feira(19), trouxe a tona a presença deste personagem sem muita serventia para a coletividade e o seu bem comum, quando abordou a necessidade do respeito entre os dois poderes, executivo e legislativo, ou seja prefeito e vereadores. Ele disse que reconhece que em alguns momentos o prefeito Weber Araújo(PRB) até se excede quando se pronuncia com as palmas do babão.  

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Russas: 60 assaltos são registrados nos 53 primeiros dias do ano de 2016

A criminalidade é algo que vem deixando à população do município de Russas, assustada, principalmente a onda de assaltos à mão armada que acontecem cada vez com mais frequência. Não existe mais área perigosa ou horário, é em qualquer lugar, a qualquer hora. Há anos Russas deixou de ser uma cidade pacata do interior para se tornar uma das mais violentas, sendo a mais violenta da região Jaguaribana. Registrando nada menos que 57 crimes de morte durante todo o ano de 2015. E comparando com os dados dos dois primeiros meses do ano de 2016, Russas segue a passos largos para ser uma das mais violentas também este ano.

Só este ano de 2016 já foram registrados pela 1ªCia/1ºBPM, até o dia de ontem, segunda-feira(22), exatos 60 roubos/furtos. Porém, muitas das vítimas desse tipo crime, não prestam ocorrência, o que poderia elevar estes números ainda mais. Das pessoas que registram B.O. muitas quase sempre destacam terem sido abordadas por homens de moto e armados.

Assaltos e Crimes de morte

Segundo a 1ªCia/1ºBPM, no mês Janeiro foram registrados 36 assaltos e 06 assassinatos. 01 a mais do que em Janeiro de 2015, quando foram registrados 05(cinco) crimes de morte. Já no atual mês de Fevereiro, que nem terminou ainda, foram registrados 24 assaltos e 04 homicídios. 01 a mais que no mesmo período de 2015, segundo dados da Sspds (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social).



Homem é preso com material furtado de residência em Russas


Nesta Segunda, 22, por volta das 06h00min, foi preso a pessoa de JOSE JOSILEUDO DA SILVA, de 23 anos, natural de Russas, residente na Rua Jose Maia Sobrinho, Aeroporto, Russas. O acusado foi encontrado no interior de sua residência com todo o material (01-som micro System Samsung preto, 01- secador de cabelo preto, 01-prancha de cabelo preto, 01-celular LG branco) provenientes de um roubo realizado em uma residência no dia 21/02/2016, por volta das 04h00min, como consta em radiograma nº 111. A Policia Militar conduziu o acusado juntamente com o material para a DPC de Russas para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Arrombamento e furto a estabelecimento comercial em Russas


Nesta Segunda, 22, por volta das 06h30min, foi vítima de arrombamento, o senhor, FRANCISCO. A vítima informa que ao chegar em seu estabelecimento comercial, percebeu que a porta havia sido violado, onde foram furtados de dentro do estabelecimento os seguintes matérias: um DVD, um botijão de gás, perfumaria panelas de cozinha, bebidas em geral. A Policia Militar está em diligencias no intuito de identificar e prender os autores do delito.

Com Informações do 1ºBPM

Arrombamento e furto ao DNIT em Russas


Nesta Segunda, 22, por volta das 06h00min, o encarregado PAULO, ao chegar em seu local de trabalho, no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), percebeu que um dos portões do almoxarifado havia sido violado, onde foram furtados uma motosserra, uma lixadeira, um vibrador para concreto. A POLICIA MILITAR está em diligencias no intuito de identificar e prender os autores do delito.

Com Informações do 1ºBPM

PF cumpre mandado de prisão contra João Santana, marqueteiro do PT


A Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra o marqueteiro do PT João Santana e a mulher dele, Monica Moura, na 23a fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta segunda-feira, 22.

O inquérito investiga supostos pagamentos ao casal pela Odebrechet em paraísos fiscais. Na última década, o publicitário se dedicou no Brasil a campanhas do PT. A Polis Propaganda e Marketing assinou as campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006 e da presidente Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

A Lava Jato chegou a João Santana por meio de anotações encontradas no aparelho celular de Marcelo Odebrecht, preso desde junho do ano passado, na 14ª fase da Lava Jato. Na mensagem a um executivo da empresa, Marcelo alerta: “Dizer do risco cta suíça chegar na campanha dela”. A partir de então, foram instauradas investigações para rastrear contas no exterior que teriam Santana como destinatário final do dinheiro.

Monólitos Post

Dois vereadores de Russas são afastados de seus cargos por tempo indeterminado


Dois vereadores de Russas, a 160,1 quilômetros de Fortaleza foram afastados por tempo indeterminado de seus cargos. A decisão aconteceu nesta segunda-feira, 22, pelo juiz Abraão Tiago Costa e Melo. Os parlamentares penalizados são Marcos Estácio, presidente da Câmara Municipal do município, e Aécio Paixão, que são acusados de peculato, pela contratação de funcionários “fantasmas” e de empréstimos consignados fraudulentos.

Segundo o site do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), além deles, é acusada do crime de peculato a assessora da Câmara Municipal da cidade e companheira de Marcos Estácio, Natália Lins.

A decisão atende ao pedido do MPCE em denúncia oferecida em 15 de dezembro do ano passado pelos promotores de Justiça do Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec) da 4ª Unidade Regional do MPCE, com sede em Russas, Cleiton Sena de Medeiros, Davi Carlos Fagundes Filho, Luiz Dionísio de Melo Júnior e Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves.

Conforme a denúncia, no dia 7 de maio do ano passado, foi instaurado procedimento investigatório criminal (PIC) para apurar suposto esquema de desvio de recursos públicos da Câmara Municipal do município, que estaria sendo efetuado pelo vereador Marcos Estácio, presidente da Casa Legislativa.

Assessores fantasmas

“Assessores ‘fantasmas’ foram nomeados pelo vereador Marcos Estácio para possibilitar o desvio de verbas públicas oriundas da Câmara Municipal”, esclareceu Luiz Dionísio de Melo Júnior, promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Russas.

De acordo com o site do MPCE, o “esquema” consistiu em nomear pessoas, que não prestavam qualquer tipo de serviço e que, ao receber os pagamentos referentes ao salário mensal, os repassavam para aos vereadores Marcos Estácio e Aécio Paixão.

Mesmo não trabalhando, os “assessores” dos vereadores realizavam empréstimos consignados, repassando o valor obtido para os parlamentares de Russas. Assim, eles obtiveram, indiretamente, empréstimos bancários, para uso pessoal, que eram pagos com recursos públicos, tendo em vista esta simulação.

Natália Lins, que vive em união estável com o vereador Marcos Estácio, participou do delito intermediando junto aos “assessores fantasmas” a realização dos empréstimos consignados revertidos fraudulentamente em favor dos dois vereadores. 

O POVO Online