-->

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Polícia Civil vai apurar responsabilidade sobre desabamento nas obras do viaduto. Pefoce fará laudo


Peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciam na manhã desta terça-feira (23) levantamentos no local do desabamento da estrutura de montagem da ponte sobre o Rio Cocó e do viaduto que está sendo erguido no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, no bairro Aerolândia, nesta Capital.

O laudo que será produzido pelos peritos-engenheiros da Pefoce será o documento que vai nortear as investigações em torno do caso. A Polícia Civil deve, ainda hoje, instaurar inquérito que vai apurar as responsabilidades do desastre ocorrido no começo da noite de ontem, quando a estrutura de sustentação da concretagem dos pilares desabou, matando, pelo menos, dois operários e deixando sete feridos, dois deles em estado considerado grave.

Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM)  retomou a operação de buscas no local para concluir o processo de varredura nas estruturas e verificar se ainda há alguma vítima. Já os feridos no desabamento permanecem internados no Instituto Doutor José Frota (IJF).

Apurar

Na noite passada, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve no IJF-Centro onde foi acompanhar o atendimento médico de emergência aos feridos no desabamento. Na saída, cercado por assessores e jornalistas, ele informou que a Prefeitura vai constituir uma comissão para apurar as causas e responsabilidades pelo acidente. “O povo de Fortaleza merece saber o que aconteceu”, advertiu o gestor.

Já o presidente do Conselho regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-Ceará), Vítor César da Frota Pinto,informou que uma equipe daquela entidade também estará nesta terça-feira no local do desastre para apurar as causas do desabamento. Um parecer técnico deve ser elaborado nas próximas semanas.  Ele ressaltou que o Crea não é o responsável pela fiscalização de obras, mas de zelar pelo exercício da profissão dos engenheiros.

Blog do Fernando Ribeiro