-->

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Secretário da Cultura do Estado entrega o cargo após 13 meses


Guilherme Sampaio não é mais Secretário da Cultura do Estado do Ceará. O anúncio foi dado pelo próprio vereador através de sua página na rede social Facebook, na tarde desta terça-feira (23). Em nota, o gestor declara que a decisão é irrevogável. "Esta decisão é motivada por minha convicção pessoal, consolidada ao longo dos últimos meses, de que o ousado programa apresentado pelo governador exige uma Secretaria forte, autônoma e com autoridade necessária para a execução desta tarefa, o que não vejo em perspectiva", aponta Guilherme.

O secretário preferiu não dar nenhum esclarecimento sobre o pedido de exoneração do cargo. Na nota pública desta terça-feira, o político explicou que um fator decisivo é a iminência do calendário eleitoral. "O qual me impõe responsabilidades partidárias e prazos que se esgotarão brevemente", destaca.

A secretária executiva, Ana Maria Fontenele, também entregou o cargo.

O Governo do Estado disse, em nota, que Fabiano dos Santos, assume a função de Secretário de Cultura interinamente. Na nota, "o governador agradeceu a valorosa contribuição pelo período em que esteve à frente da pasta, ao emprestar seriedade na condução dos assuntos relacionados à política pública estadual para a cultura".

Trajetória

Líder da bancada da ex-prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal durante o seu segundo mandato de vereador, Guilherme Sampaio criticou duramente os últimos anos de gestão do ex-governador Cid Gomes e atuou na oposição, na Câmara, ao prefeito Roberto Cláudio (PDT), também eleito sob a tutela de Cid Gomes após romper politicamente com a ex-prefeita.

Guilherme Sampaio foi, ao lado de Tiago Santana (irmão do governador eleito) articulador do Comitê de Cultura durante a campanha política de Camilo Santana, que contava com a presença de vários artistas locais. Durante as eleições, Sampaio reiterou que a cultura seria o "eixo estratégico para o desenvolvimento do Estado".

Ao longo da sua atuação, Guilherme Sampaio legislou sobre educação e cultura. O vereador apresenta no histórico como uma das principais conquistas a alteração na Lei Orgânica do Município que prevê a criação, em 2007, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), além de instituir o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.

Outra ação de Sampaio que beneficiou a classe artística foi a aprovação da isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) para artistas locais. Destaca-se também, quanto à atuação do político na Câmara, a criação da Lei do Circo, que dispõe especificamente sobre a instalação e o funcionamento dos circos itinerantes, tratando também do acesso à saúde e à educação dos artistas de circo.

Diário do Nordeste