A Prefeitura de Russas participou ontem (7) de uma reunião de alinhamento com o Sebrae/CE e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para início do programa LinkLab em Russas. O ato ocorreu na sede do Sebrae/CE em Fortaleza, e serviu como ponto de partida para essa nova etapa do processo de inovação no município de Russas.
A reunião foi comandada pelo diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky. Ele apresentou os detalhes do contrato e o modelo de parceria que vai buscar as soluções de inovação aberta no mercado.
A ACATE conta hoje com 1,6 mil empresas associadas. São mais de 100 mil pessoas entre colaboradores e empreendedores. "É um horizonte muito promissor, um ecossistema fortíssimo à disposição da Prefeitura de Russas para buscar as soluções de inovação necessárias para o desenvolvimento local. Uma coisa é dar o peixe, outra é ensinar a pescar. Quando a gente passa para a inovação aberta, a gente ensina a pescar. É o ensino através de metodologia, experiência e mudança de cultura", destacou Kotujansky.
Por meio do contrato, a Prefeitura de Russas (a 1ª do Brasil) estará conectada ao programa de inovação aberta da ACATE (LinkLab), buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ari Célio, lembrou que a reunião tem um significado importante, pois marca uma mudança de cultura na Gestão Pública. "Hoje, as mudanças requerem um constante aperfeiçoamento, e é o que buscamos nessa colaboração. Tenho certeza que essa parceria vai nos trazer inúmeros resultados positivos. Ganha a Prefeitura, o Sebrae, a ACATE, e principalmente ganha a população de Russas", afirmou.
O primeiro passo da colaboração foi o diagnóstico de maturidade da cultura de inovação na Prefeitura de Russas. Já o segundo passo será o mapeamento dos desafios de inovação aberta com os gestores internos. Ao todo, 08 desafios serão levantados e lançados para o ecossistema de startups e empresas em busca de soluções.
O encontro foi para discutir e definir o início do programa LinkLab em Russas