-->

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Elmano de Freitas anuncia mais secretários do governo do Ceará; confira nomes

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta quinta-feira (29), novos nomes que irão compor a gestão estadual a partir de janeiro de 2023. Desta vez, ele começou o anúncio pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico. A pasta ficará sob administração do deputado Salmito Filho (PDT). A vice-governadora eleita, Jade Romero (MDB), foi indicada para a Secretaria das Mulheres.

Outros dois anúncios já foram feitos pelo petista. Na última sexta-feira (23), sete nomes foram divulgados, enquanto na última terça-feira (27), foram mais quatro titulares de pastas.  No total, 23 nomes foram comunicados.

Confira todos os secretários anunciado até o momento

Desenvolvimento Econômico, João Salmito Filho: é professor e cientista social formado pela Uece, com mestrado concluído e doutorado em andamento em Políticas Públicas pela Uece. Possui MBA em Gestão e Governança Pública pela Unipace. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Foi, ainda, secretário do Turismo de Fortaleza em 2013/2014. É deputado estadual reeleito para segundo mandato.

Turismo, Yrwana Albuquerque Guerra: possui formação e pós-graduação em Turismo. Já atuou como gerente e assessora em várias áreas e diretorias da Secretaria do Turismo do Ceará e também possui experiências no turismo junto ao setor privado. Atualmente é secretária municipal de Turismo e Cultura de Caucaia.

Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz Ricardo: eleito para o terceiro mandato seguido, ele é trabalhador rural que ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional, secretário de finanças e presidente da Fetraece.

Meio Ambiente, Vilma Maria Freire dos Anjos: é administradora, especialista em Gestão Pública e mestranda em Políticas Públicas. Coordenou a implantação do PPA Participativo do Estado do Ceará de 2007 a 2010. É a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), cargo que ocupa desde 2019. Única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, até maio de 2022.

Trabalho, Vladyson da Silva Viana: é presidente do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano. Na esfera federal, foi chefe de gabinete da Secretaria e Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.