02/06/2021 - Secretaria de Educação - ASCOM
A prefeitura de Russas continua amanhã, 03, a imunização dos profissionais da educação contra a Covid-19. Seguindo a primeira etapa, desta vez serão imunizados os profissionais que trabalham na Educação Infantil (creches e pré-escola) das escolas públicas.
Além dos professores, deverão ser vacinados núcleo gestor, servidores administrativos, vigias e auxiliares de serviços gerais, lotados nas instituições de ensino.
Locais de Vacinação
A vacinação acontece em cinco polos, que receberão os profissionais da outras unidades de ensino que atendem o público da educação infantil. A vacinação acontece no horário das 7h às 13h. Os polos são:
POLO 01: Creche Afra
Escolas Francisco das Chagas / Escola Joana Alves / Escola Uirandé / Escola Adolfo José / Escola João Rebouças / Creche Afra /Escola Maria Martins.
POLO 02: CAIC
Escolas: CAIC / Escola Coração de Jesus / CEI – Ana rocha / Escola Margarida Alacoque.
POLO 03: Escola Inácio de Barros
Escola Padre Marcondes / Escola Waldemar Sousa / Escola Zina Moreira / Escola Inácio de Barros Escola São Gerardo.
POLO 04: Escola Tia Benilce
Escola Lino Gonçalves / Escola Agrícola Escola Luís Ferreira / Escola Nossa Sra. de Fátima / Escola Sérgio Rebouças / Escola Tia Benilce / Escola Ana Xavier.
POLO 05: Escola Raimundo Pelópidas
Escolas Raimundo Pelópidas / Escola Joaquim Simplício / Escola José Ricardo / Escola Nicolau Rodrigues / Escola Dr. José Martins / Escola Ciríaco Leandro.
Documentação
Para a vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e apresentá-la de forma impressa no local de vacinação. Além disso, os profissionais devem levar: documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS, contra-cheque ou declaração da escola e Declaração de Imunização, disponível no site Saúde Digital, que deve ser impressa e preenchida pelo profissional da educação.
De acordo com a Secretária de Educação, Professora Neíse Vieira, em uma segunda reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada na tarde de ontem (01), que voltou a tratar sobre a obrigatoriedade da Declaração de Imunização, ela afirma que o Ministério Público Estadual (MPCE) e o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), mantiveram a decisão de condicionar a vacinação do profissional a assinatura desse termo.
Aulas presenciais
Ainda de acordo com a Secretária de Educação, a CIB também garante que as aulas presenciais só retornem devidamente autorizadas pelo Decreto da Autoridade Sanitária do Estado e do Município. “Queremos deixar os profissionais tranquilos quanto a isso, porque o retorno das aulas presenciais será mediante a condição epidemiológica do município diante da pandemia de Covid-19. Estamos cientes da responsabilidade que temos com a vida das pessoas”, afirmou Professora Neíse.
Após a conclusão da vacinação dos profissionais da educação infantil, será divulgada uma nova data para a vacinação dos profissionais das séries iniciais (1º ao 5º ano).