Dom Adélio regressou ao Brasil em 1984, quando, assumiu a direção do Centro Social padre João Calábria em Porto Alegre. Foi eleito pelo então Papa João Paulo II para assumir a Diocese de Quixadá em 1988, e recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre, tendo tomado posse em maio daquele mesmo ano. Dom Adélio seguiu como Bispo Diocesano de Quixadá até o ano de 2007 quando aos 77 anos teve que renunciar ao Governo Pastoral de Quixadá, passando a condição de Bispo Emérito de Quixadá.
Desde que chegou a Quixadá Dom Adélio coleciona inúmeras benfeitorias, como a construção do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, a Faculdade Cisne, Remanso da Paz, e a Faculdade Dom Adélio Tomasin – FADAT.
Sem dúvidas, Quixadá é outra após a chegada de Dom Adélio, inúmeros investimentos e empreendimentos foram idealizados e trazidos por este homem enviado por Deus para mudar a vida de muitos quixadaenses.
Blog; Erivando Lima / 27/04/2021 - por Monolitos Post