-->

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MPCE realiza palestras do PROPOA em Morada Nova e Limoeiro do Norte



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), realiza nesta semana mais duas reuniões do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (PROPOA). Na quinta-feira (18/10), o encontro acontecerá em Morada Nova, e na sexta (19/10), em Limoeiro do Norte.

A importância sanitária de produtos de origem animal, a legislação, a responsabilidade do produtor e do consumidor, o novo regulamento de Inspeção Industrial Sanitária e o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal serão temas tratados durante os encontros.

As duas palestras serão proferidas pelo integrante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Maria dos Santos Filho, doutor em Medicina Veterinária e mestre em Ciência dos Alimentos. A equipe do Decon também estará presente para orientar consumidores e fornecedores sobre a importância do consumo saudável dos produtos de origem animal e os riscos de consumir um produto inadequado.


“Toda a população está convidada para participar desses eventos, nos quais iremos tirar todas as dúvidas referentes a esse tipo de consumo e também daremos orientação no sentido de saber reconhecer se aquele produto que a população está consumindo é entregue, distribuído e comercializado da forma mais correta possível”, explica o diretor de fiscalização do Decon, Pedro Ian Sarmento.
Com viés educativo, o PROPOA foi lançado em 4 de setembro deste ano e tem como objetivo orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal e a correta procedência e identificação dos produtos, visando à integridade da saúde da população e a diminuição da incidência de produtos de origem animal clandestinos no Ceará.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Seapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adragri) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE).
Áudio 1 – Pedro Ian Sarmento – diretor de fiscalização do Decon – sobre finalidade do Propoa
Áudio 2 – Pedro Ian Sarmento – diretor de fiscalização do Decon – sobre funcionamento do projeto
Áudio 3 – Pedro Ian Sarmento – diretor de fiscalização do Decon – sobre data e local das palestras

SERVIÇO

Reunião do PROPOA em Limoeiro do Norte
Data: 19 de outubro de 2018 (sexta-feira)

Hora: a partir das 9 horas

Local: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Endereço: Av. Dom Aureliano Matos, nº 2060 – Bairro João XXIII, Limoeiro do Norte – CE.