-->

terça-feira, 24 de outubro de 2017

PF cumpre 56 mandados em sete municípios do Ceará por fraudes em financiamentos rurais


rural

Medidas visam aprofundar investigações em torno de uma organização criminosa que atua no Estado desde 2012. Rombo estimado é de R$ 20 milhões

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (24), em sete municípios do Ceará, a Operação 'Gremlins II', que visa aprofundar as investigações em torno de uma organização criminosa que atua desde 2012 no Estado, providenciando a fraude em financiamentos rurais (Pronaf e Pronamp), contratados junto ao Banco do Brasil. Segundo as autoridades, 56 mandados estão sendo cumpridos ao longo do dia e o rombo estimado é de aproximadamente R$ 20 milhões.

Ainda de acordo com a PF, a operação está cumprindo, no total, 28 mandados de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 13 de condução coercitiva, todos expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal em Fortaleza. Apesar de o grupo criminoso ter atuado em 24 municípios do Interior do Ceará, apenas sete cidades são alvos da operação neste momento: Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Quixeramobim, Maranguape e Ipú.

Dentre os investigados, há funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil, produtores rurais, empresários, técnicos projetistas e um ex-vereador, cujas contas também foram bloqueadas.

Conforme a PF, o nome da operação é alusivo ao ser fantástico do cinema que se multiplica com grande velocidade, tornando-se perigoso. 

Red; DN