-->

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Governo Federal libera R$ 36,7 mi obras hídricas. Eunício destaca medida

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, anunciou, nesta quinta-feira, R$ 36,7 milhões para construção de adutoras de engate rápido no estado do Ceará. As verbas serão administradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). O senador Eunício Oliveira, que acompanhou, em Brasília, a reunião do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, com prefeitos cearenses, destacou a importância dessas ações para reforçar o abastecimento de água em muitas comunidades.

 A reunião de Helder Barbalho com os prefeitos foi realizada 24 horas após encontro com o Governador do Ceará, Camilo Santana, em que foi discutida a retomada das obras de transposição de águas do Rio São Francisco no trecho entre Salgueiro (PE) e Jati (CE). A obra é fundamental para o Ceará não sofrer um colapso no abastecimento em caso de mais um ano de seca. Camilo sugeriu a contratação de uma das empresas responsáveis pela transposição para assumir o trecho da obra.

Sobre a transposição, segundo Eunício Oliveira, os  recursos já estão garantidos. ‘’Nós estamos buscando junto ao Tribunal de Contas da União a liberação para uma contratação emergencial, que só será feita se o TCU liberar. Assim, de imediato, essas obras seriam retomadas e, no máximo em 120 dias, teríamos água passando pelo canal e chegando ao açude Castanhão, para o abastecimento de água de Fortaleza e da Região Metropolitana”, explicou Eunício Oliveira, referindo-se a proposta defendida pelo Governador Camilo Santana e pelo deputado federal Danilo Forte (PSB) em audiência com o presidente Michel Temer e o Ministro Helder Barbalho.

Sobre os recursos para adutoras de engate rápido, o ministro  disse que serão diversas parcerias com os municípios e com o estado, ‘’ofertando diariamente benefícios e repassando os recursos para que ações assistenciais e emergenciais possam levar água para a população’’. Eunício Oliveira e o ministro Helder Barbalho destacaram que o Governo Federal tem se esforçado para garantir a melhoria na qualidade de vida da população do Nordeste.

 “O fato é que, nos últimos dez anos, cinco dos quais com forte seca, o Governo do Estado não fez um planejamento hídrico. É por isso que nós estamos com essa preocupação de emergência, com o presidente Michel Temer e o ministro Helder Barbalho destinando recursos da Defesa Civil para ações imediatas nos municípios em situação de emergência, que não precisam de processo licitatório”, declarou Eunício. Com informações da assessoria de imprensa do senador Eunício Oliveira (PMDB).

Ceará Agora