-->

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Começa nesta sexta-feira a propaganda eleitoral no rádio em Russas


Após a audiência pública realizada, pelo Cartório Eleitoral da 9ª zona para lançar o Plano de Mídia das eleições deste ano, sortear a ordem de veiculação dos candidatos no guia eleitoral e definir as sobras das inserções, chegou a vez da Justiça Eleitoral anunciar o início oficial da propaganda política nas emissoras de rádios comerciais e comunitárias de Russas.

De acordo com o calendário eleitoral 2016, a propaganda eleitoral começará nesta sexta-feira (26) em todo o país. Mas para isso, as emissoras de rádios e de TVs deverão obedecer as novas regras que alteraram a legislação eleitoral (Lei das Eleições 9.504/97), ou seja, a Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015.

De acordo com as nova regras, no primeiro turno, as emissoras de rádio deverão transmitir a propaganda eleitoral de candidatos a prefeito, de segunda a sábado, nos seguintes horários: 7h às 7h10 e 12h às 12h10.

As inserções para vereador correspondem ao percentual de 40% de tempo, distribuídos da seguinte maneira: 1º bloco, com horário que vai das 5h às 11h ; 2º bloco, das 11h às 18h e 3º bloco, das 18h às 24h. Ao todo serão 70 minutos diários com 30 ou 60 segundos, sendo que candidatos a prefeitos terão direito a 60% do tempo das inserções, ou seja, 42min, enquanto vereadores a 40% do tempo, o que equivale a 28min.

A requerimento do Ministério Público, de partido, de coligação ou de candidato, a Justiça Eleitoral poderá determinar a suspensão, por 24 horas, da programação normal da emissora que deixar de cumprir as disposições da resolução do TSE.

Em Russas a emissora geradora do sinal será a Som Zoom Sat, e ficou assim a divisão do tempo bem como a ordem de abertura da propaganda eleitoral:

Coligação Pra frente Russas.(Weber e Magela) com tempo de 4 min 47 seg.

Coligação Russas cidade de todos. (Raimundinho e Guida)com tempo de 4 min 47 seg.

Rede 26 seg.(Júnior e Ednir)

A ordem se refere apenas ao primeiro dia, e será alternada no decorrer do período.  

Falecomricardotorres.blogspot.com.br