-->

terça-feira, 15 de março de 2016

Assassinatos de adolescentes crescem no Ceará. Já são 76 casos em 2016

Dois adolescentes foram mortos, na noite de ontem, no bairro Montese 

Subiu para 76 o número de adolescentes mortos no Ceará neste ano. Somente nos últimos quatro dias, seis garotos com idades entre 14 e 17 anos foram executados sumariamente. O mais recente caso ocorreu na noite passada, no bairro Montese, na Capital.

Os adolescentes identificados como Iuri Pereira de Sousa, de apenas 14 anos de idade; e José Elias Santiago de Andrade, 15, foram  assassinados, a tiros de pistola, no cruzamento das ruas Eusébio de Queiroz e Romeu Martins.

O fato ocorreu por volta das 22 horas.  Segundo moradores, um homem adulto que estava próximo dali também foi baleado e socorrido por uma ambulância do Samu. Trata-se de Antônio Enoque de Freitas, de 45 anos.

Testemunhas contaram que o crime foi praticado por dois homens que estavam em uma motocicleta. Eles fugiram após o crime e agora estão sendo procurados por inspetores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Outros casos

No último fim de semana, mais quatro adolescentes foram executados na Grande Fortaleza. Dois deles, identificados, como Yuri Pires Guimarães, 16 anos; e Willame Barbosa Gomes, 17, foram mortos dentro de uma casa na Rua Nova, na comunidade Jardim Jatobá, no bairro Siqueira, zona sul da Capital. Ambos foram atingidos a tiros.

Na Rua 7 do Conjunto Mirassol, no bairro Serrinha, próximo ao Itaperi, o corpo de um adolescente foi encontrado com várias marcas de tiros. O cadáver estava em um matagal e a Polícia acredita que o rapaz tenha sido assassinado noutro local e o corpo “desovado” no terreno. Tratava-se de Denilson Silva de Oliveira, 17 anos.  Conforme a Perícia Forense (Pefoce), o menor recebeu, pelo menos, 10 tiros à queima-roupa.

Já no cruzamento das ruas 136 e Maria Galdino, no Conjunto Timbó, em Maracanaú (Grande Fortaleza), um jovem identificado como Leonardo , ou “Léo”, foi morto, a tiros, na noite do último domingo. Informações dão conta de que os assassinos ocupavam um carro prata.

Indíces

Em apenas dois anos, nada menos que 1.701 adolescentes foram assassinados no Ceará, conforme registrados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Em 2014, foram 884 crimes. Em 2015, mais 817, sendo que destes, 429 somente em Fortaleza, conforme registros da Secretaria da Saúde (Sesa).

Veja a seguir os números dos homicídios vitimando adolescentes no Ceará:

2014 ......  884
2015 ...... 817
2016
Janeiro ...... 24

Blog do Fernando Ribeiro