-->

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ceará deve receber 90 mil visitantes no Carnaval deste ano


O movimento de turistas que devem chegar ao Ceará – via Fortaleza – para aproveitar o feriado prolongado de Carnaval pode superar as 90 mil pessoas. Esse número é 5,1% maior que o registrado no ano passado, quando o Estado recebeu 85 mil visitantes no feriadão. Com isso, a ocupação da rede hoteleira, de maneira geral, está estimada em 88,9%. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

De acordo com o estudo, esta movimentação turística deve representar uma injeção de R$ 121,1 milhões de receita direta na economia cearense, o que deverá resultar em R$ 211,9 milhões de renda gerada em toda cadeia produtiva do turismo (táxis, locadoras, bares, restaurantes, entre outros serviços). O número é 9,2% maior que no mesmo período de 2015. Na rede hoteleira, os flats têm a maior taxa de ocupação (93%), seguidos pelos hotéis (92,6%), pousadas (68%) e albergues (55%).

Na Capital

Além da hotelaria formal em Fortaleza, os apartamentos alugados por temporada também estão com boa ocupação. Conforme o levantamento da Setur, 87,5% desses imóveis – localizados nos principais corredores turísticos (Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema e Aldeota) – estão ocupados para o Carnaval. Isso também representa um volume considerável de renda extra para os locatários.

Do total de visitantes, 42.608 utilizarão a rede hoteleira formal de Fortaleza (hotéis, pousadas, flats e albergues) e permanecerão na Capital para aproveitar as praias e a programação cultural da cidade. Os principais mercados emissores neste Carnaval são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal. Também há um volume considerável de turistas oriundos da região Norte, especialmente Amazonas e Pará.

Em relação aos outros destinos com maior ocupação hoteleira no Estado, a praia de Canoa Quebrada, mais uma vez, lidera o ranking com taxa de 94,8%; seguida por Jijoca de Jericoacoara (93,6%); Porto das Dunas/Prainha (93%); Guaramiranga (88%); Cumbuco (86%) e Praia das Fontes/Morro Branco (82,9%). Outras cidades interioranas, mas com percentual bem menor de ocupação – situadas no Sertão Central e na região do Cariri –, também receberão turistas no período momino.

O Estado CE