-->

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ceará tem redução de 25,3% nas mortes violentas em janeiro


Ceará teve 322 assassinatos no primeiro mês do ano. Dados divulgados, na manhã de ontem, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mostram que houve uma redução de 25,3%, comparado a janeiro de 2015, que teve 431 mortes violentas.

De acordo com o governador Camilo Santana, a redução no índice comparado ao ano passado, já era esperado. “Era natural uma queda maior nesse mês de janeiro, por todo o trabalho continuado que foi feito em 2015. Portanto, vamos continuar o trabalho integrado de muita dedicação dos órgãos de segurança pública, mantendo os investimentos que vêm sendo feitos em pessoal, equipamentos, estratégia e focando nas regiões mais críticas”, pontuou.

Fortaleza foi a cidade com maior redução nos homicídios, o índice caiu pela metade. Enquanto em janeiro do ano passado foram 192 crimes do gênero, este ano foram 96. Já as cidades da Região Metropolitana, tiveram queda de 7,7%, passando de 91 para 84, segundo dados da pasta.
A única região que não registrou queda no número de mortes violentas foi o Interior Sul, que continuou com os mesmos índices de janeiro do ano passado, 82. Já no Interior Norte, o número de homicídios diminuiu 9,1%, passando de 66 para 60.

Camilo Santana destacou que apesar dos dados serem positivos, não há tempo para comemorações. “Nós não temos tempo nem para comemorar nem para lamentar. Segurança pública é uma questão que a gente precisa dedicar 24 horas do dia, com muita inteligência, sabendo das limitações que o Estado tem”, enfatizou.

O governador enfatizou os resultados obtidos na cidade de Sobral, localizada na Região Norte do Ceará, após os investimentos em segurança. “A partir do momento que o Estado fez o investimento da implementação do Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), nós tivemos uma queda considerável nos homicídios, no mês de outubro de 2015 foi 40%, novembro 10% e dezembro 70%”, destacou Camilo.

Messejana

Questionado sobre as investigações em torno da chacina, que ocorreu novembro do ano passado na Grande Messejana, o Governador revelou que já poderia ter divulgado alguns dados, mas que, no entanto, prefere ter segurança sobre o que foi apurado. “Nós já poderíamos ter anunciado alguns resultados em relação a isso, mas eu sou uma pessoa muito cautelosa. Nós temos que ter toda segurança possível, para que a gente possa anunciar os resultados dessa investigação. Nós estamos com a Policia Federal nos auxiliando, para que a gente possa da resposta à sociedade com muita responsabilidade e clareza”, justificou.

2015

Na comparação com 2014, o Estado reduziu o número de crimes violentos em 9,5% em 2015. Conforme a SSPDS, foram 420 mortes a menos. Essa redução ultrapassou a meta de 6% que o Governo tinha estabelecido.

O Estado CE