-->

sábado, 9 de janeiro de 2016

MEC ensina passo a passo para consulta das notas do Enem

Em postagem no Facebook, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o passo a passo para o acesso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado do exame foi divulgado nesta sexta-feira, 8, mas tem apresentando indisponibilidade de acesso aos candidatos. Alguns estudantes reclamaram ao longo do dia das dificuldades na hora da consulta do resultado do vestibular.

 De acordo com o post, os resultados de desempenho individual dos candidatos no Enem 2015 está disponível para consulta no link: http://goo.gl/wqcspn. E continua: “Para acessar as notas, basta que os participantes informem o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição” no http://enem.inep.gov.br/participante/#/login , informa a postagem.

 Com o objetivo de abranger todos os públicos, o MEC também divulgou um áudio http://goo.gl/aNAWk9 que fala sobre algumas informações do Enem.

 Leia na íntegra as informações disponíveis no áudio do Facebook do MEC:

 Já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (enem.inep.gov.br) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015, o Enem, para aqueles que realizaram as provas no mês de outubro do ano passado. O Inep, responsável pelo exame, registrou cerca de 7,7 milhões de participantes em todo o território nacional. A nota do Enem garante ao estudante acesso ao ensino superior e é um indicador para avaliação da qualidade do ensino médio.

 A partir das notas divulgadas nesta sexta-feira, os participantes poderão se inscrever na primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como pré-requisito, é preciso ter tirado nota acima de zero na redação do Enem. No endereço do programa, na internet (sisu.mec.gov.br), já é possível consultar a oferta de vagas nas 131 universidades públicas participantes. O campo para as inscrições será liberado na próxima segunda feira (11) e fica disponível até o dia 14 deste mês. As inscrições são gratuitas.

 Após esse período, serão selecionados os candidatos com a melhor nota, de acordo com as vagas disponíveis. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de janeiro. 

 Além do Sisu, é possível utilizar as notas do Enem para concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais nas universidades particulares, pelo programa Universidade para Todos (ProUni). O exame também é requisito para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), assim como possibilita o ingresso em cursos técnicos do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

 Por meio do Enem, ainda é possível concorrer a bolsas de estudo internacionais pelo programa Ciência sem Fronteiras.

O POVO Online