-->

domingo, 16 de agosto de 2015

Passageiro reage e mata dois assaltantes dentro de ônibus


Dois assaltantes foram mortos por um passageiro na manhã da ultima sexta-feira (14) dentro de um ônibus da empresa BTU na Avenida Paralela, em Salvador/BA. Segundo informações da Operação Gêmeos da Polícia Militar, os ladrões entraram no coletivo se passando por passageiros e anunciaram o roubo, por volta das 8h30, logo após o ônibus sair da Estação Mussurunga com cerca de de 40 passageiros a bordo.

Demerson Santos Silva ameaçou os passageiros com uma pistola e o comparsa dele, identificado como Paulo Henrique, fez a coleta de celulares, carteiras e objetos das vítimas. Quando a dupla terminou o saque, o motorista foi obrigado a parar o coletivo próximo a uma passarela. Um passageiro reagiu e atirou contra os bandidos. Houve pânico dentro do veículo.

Segundo a polícia, Paulo Henrique tinha marcas de 12 perfurações, em várias partes do corpo, e morreu dentro do coletivo. Demerson foi atingido por seis tiros quando estava na escada de saída do ônibus e caiu morto na pista. O ônibus da empresa BTU fazia a linha Arembepe/Terminal da França e seguia no sentido Rodoviária. Nenhum passageiro ficou ferido durante a ação. Uma equipe da Operação Gêmeos, comandada pelo tenente Fabrício Carlos, esteve no local, mas não localizou o atirador.

Segundo o delegado Alberto Schramm do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), depois dos tiros, os passageiros pegaram seus pertences de volta e saíram do coletivo. Alguns chegaram a passar por cima dos corpos. A polícia ainda não tem pistas de quem seria o passageiros que reagiu ao assalto. "Foi alguém que presenciou o fato e tentou defender a sociedade", disse Schramm.

De acordo com o perito Marcos Mouzinho, Paulo Henrique e Demerson usavam duas bermudas, uma por cima da outra. "Isso é comum. Eles fazem isso para quando deixar a cena do crime, dispensar uma das peças e não ser identificados", explicou.

O veículo foi isolado para o trabalho de perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), onde também passarão por perícia. O caso está sendo investigado pelo DHPP.

Até o dia 30 de junho, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia registrou 107 roubos a coletivos na Área Integrada de Segurança Pública(AISP 12/Itapuã). Em toda a capital baiana foram 1.309 roubos.

Revolta
Ao saber da mortes dos suspeitos, muitos moradores da região entraram em desespero. Segundo a polícia, os assaltantes moravam no Bairro da Paz. A população ficou revoltada e ameaçou fazer um protesto. "Pra que atirar neles? Eles entram na casa dos outros e quebram tudo", disse um dos moradores apontando para os policiais. "Se ele foi roubar, que prendesse ele. Pra que tirar a vida dos meninos?", reclamou outra moradora.

Com informações do repórter Bruno Wendel