A avaliação da Companhia Energética do Ceará (Coelce) na 16ª Pesquisa de satisfação do consumidor residencial despencou com relação à edição anterior do levantamento. O relatório do Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC 2015) informa que a redução do escore ‘’satisfação’’ em relação ao ano anterior foi de 18,48 pontos, passando de 70,72 em 2014 para 52,24 em 2015 – variação negativa de 26,13%. É a maior queda entre as concessionárias de distribuição de energia do Nordeste. Desde 2008, quando alcançou 56,51 a distribuidora de energia do Ceará não recebia nota tão baixa dos consumidores.
No relatório IASC Coelce 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avalia que para reverter a piora verificada no índice de ‘’Satisfação’’, os resultados obtidos devem ser usados pela empresa como instrumentos para buscar o aprimoramento dos serviços prestados, considerando a percepção de seus consumidores. Na Região Nordeste, a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) ganhou o prêmio IASC pela terceira vez consecutiva.
A Coelce não explica por qual motivo a satisfação do consumidor caiu tanto nos últimos dois anos. Em nota enviada ao O POVO, informa que investiu R$ 295,6 milhões entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2014. “Os investimentos foram destinados, principalmente, à conexão de novos clientes e à melhoria da qualidade do serviço”, destaca.
A distribuidora também ressalta que seus índices de desempenho têm sido reconhecidos pelos clientes e pelo mercado ao longo dos últimos anos e que a qualidade do fornecimento de energia continuará sendo prioridade. Lembra que em julho deste ano, a companhia foi eleita, pela quinta vez, a melhor distribuidora de energia do Brasil pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o IASC avalia o desempenho prestado por essas empresas em suas áreas de atuação com o objetivo de estimular a melhoria continua nos serviços. Em 2002, a Agência instituiu o Prêmio IASC para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor.
As concessionárias e permissionárias vencedoras recebem da Aneel um certificado e um selo de qualidade, que pode ser usado no material de divulgação de cada empresa. Entre os objetivos do IASC, a Agência aponta avaliar, a partir da percepção dos usuários, o grau de satisfação com as distribuidoras de energia elétrica; gerar indicadores comparáveis por região e por porte de empresa; complementar as informações de natureza interna; e comparar os resultados obtidos com os dos anos anteriores utilizando a mesma metodologia.
NÚMEROS
52,24
Índice de Satisfação obtido pela Coelce em 2015
SERVIÇO
Pesquisa na íntegra pode ser vista no site www.aneel.gov.br
Contatos para reclamação
Arce
0800.275.3838, (85) 3101.1024 e (85) 3101.1043
Aneel
167 ou Formulário online: http://bit.ly/19Hl6Wn
Procon-Fortaleza
(85) 3105 1138 ou
Fale Conosco: http://bit.ly/1LH9014