-->

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Viaturas da Polícia Civil ganham nova roupagem nas cores preta e branca


Já começaram a circular pelas ruas de Fortaleza as viaturas ostensivas (caracterizadas) da Polícia Civil cearense com a nova roupagem.  Nas cores preta e branca, as Hilux deixaram de ter a mesma imagens das Hilux do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar.

As viaturas já começam a ser chamadas de “pretinhas” numa lembrança às patrulhas da PM dos anos 70, que se tornaram símbolo de respeito pelos cidadãos e metiam medo nos delinquentes.

A renovação da frota da Polícia Civil e seu novo visual fazem parte de um pacote de medidas que a instituição ganhou do governo estadual. Além de “personalizar” as viaturas da Polícia Judiciária, o governo já prometeu para o ano de 2016 implantar o sistema de plantão 24 horas em todas as 35 delegacias distritais de Fortaleza e de sua Região Metropolitana.

Também deverão ser contratados novos inspetores e delegados, através de concurso, para atender à demanda de mais delegacias abertas 24 horas.  Outras medidas tomadas recentes no âmbito da instituição visam melhorar o atendimento à população, como a expansão dos serviços da Delegacia Eletrônica (DE), com a instalação de totens com computadores nos terminais de passageiros e nas próprias DPs, para que o cidadão encaminhe virtualmente o pedido de expedição do Boletim de Ocorrência (B.O.).

Concurso suspenso
Já o concurso para o preenchimento de 763 vagas na instituição foi suspenso, na última terça-feira (14) por determinação judicial. A medida foi tomada a pedido do Ministério Público diante da anulação de duas questões da última prova do concurso público. A medida judicial, que ainda pode ser contestada, determina que, no prazo de 30 dias, seja publicado um novo gabarito da prova e refeita a lista dos candidatos aprovados. 



Blog do Jornalista Fernando Ribeiro