-->

sábado, 14 de março de 2015

27 presos em operações em Caucaia e Juazeiro do Norte


Duas operações realizadas nos Município de Caucaia, na Região Metropolitana; e de Juazeiro do Norte, no Cariri, tiveram como saldo a prisão de 27 pessoas e a apreensão de seis adolescentes que, segundo a Polícia, têm envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e assaltos. O secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira, considerou as ações policiais bem-sucedidas e disse que elas serviram como 'piloto' para que os acertos sejam continuados e os erros sejam corrigidos, nas próximas incursões. "A ideia é realmente colocar a Polícia na rua e os criminosos atrás das grades", declarou o secretário da Segurança.
Com o resultado das ações em Caucaia e Juazeiro do Norte, Delci Teixeira disse que o primeiro problema já foi detectado: algumas cidades não têm vagas para manter as pessoas capturadas presas. "Os juízes estão interditando algumas Cadeias Públicas e não temos onde colocar presos. Já estamos conversando sobre isso com o Poder Judiciário para ver o que pode ser feito. O certo é que ficamos com este ônus de prender e não ter para onde mandar essas pessoas".
Juazeiro
Durante a manhã de ontem, a 'Operação Nômade' foi deflagrada em Juazeiro do Norte (491Km de Fortaleza). Na ação, 246 casas da Comunidade Faixa de Gaza, no bairro Santa Tereza, foram vistoriadas.
Ao todo, 32 mandados de busca e apreensão e de prisão resultaram na captura de 17 pessoas, entre elas Leandro Lopes do Nascimento, o 'Faísca'. Ele é suspeito de ser o principal traficante de drogas da cidade e de alguns municípios vizinhos.
Outros cinco suspeitos de integrarem a quadrilha comandada por 'Faisca' foram presos. A ação contou com 540 policiais civis e militares e se estendeu aos bairros São José, Mutirão, Tiradentes e Centro.
Mais de 100 viaturas e uma aeronave do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram utilizadas para dar apoio à operação. Além das prisões, conforme a Polícia, também foram apreendidos maconha e crack. A droga já estava pronta para comercialização.
A Polícia localizou 15 armas de fogo entre fuzis, revólveres e pistolas, além de munições de diversos calibres. Cerca de R$ 20 mil reais foram encontrados nos locais onde as drogas eram negociadas. Toda a operação foi organizada pelo comandante geral adjunto da Polícia Militar do Ceará, coronel Hermano Mâcedo, que foi deslocado para a Área Integrada de Segurança (AIS) 11, por conta dos altos índices de criminalidade; e pela delegada Cícera Araújo, da 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte.
O delegado regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, Tenório Brito, avaliou como "extremamente satisfatório o resultado obtido pela operação". Ele esclareceu que a ofensiva deverá ser desenvolvida em outras regiões do Ceará. "Nós devemos reduzir os índices de homicídios e combater o tráfico ilícito de drogas. Em Juazeiro do Norte, cerca de 95% dos homicídios têm envolvimento direto ou indireto com o tráfico. Esse trabalho foi apenas o início de uma ação que será estendida por outros municípios e regiões do Ceará", disse Brito.
A delegada Cícera Araújo também afirmou estar satisfeita com o resultado da ação. "Não aconteceram vazamentos de informações e conseguimos chegar aos nossos principais alvos. Certamente, a cidade de Juazeiro verá os índices de crimes caírem daqui em diante. Vamos continuar combatendo o crime de forma incisiva. Este é um trabalho muito gratificante, porque dá para ver que a sociedade fica muito agradecida", destacou.
O delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, ressaltou que a incursão feita no Cariri é muito importante para que a população se sinta protegida e veja na Polícia uma defensora. "Apreendemos um sistema de videomonitoramento que um traficante tinha na comunidade Faixa de Gaza. Eles viam a chegada da Polícia com estas câmeras. Era preciso que déssemos uma resposta e mostrássemos que a Polícia está no controle".
Caucaia
Na cidade de Caucaia, a 'Operação Teia' terminou com 14 pessoas presas e três adolescentes apreendidos. Dentre os presos estão seis pessoas que tinham mandados de prisão em aberto por homicídio e três que já deveriam estar presas por tráfico.
O titular da Delegacia Metropolitana de Caucaia, Aroldo Antunes, afirmou que fez junto à Comarca de Caucaia um levantamento de quantos mandados de prisão estavam em aberto e mapeou a áreas que eram mais críticas neste sentido para que os policiais agissem.
O comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Carlos Ribeiro, disse que o trabalho realizado, ontem, será mantido. "Vamos continuar incansáveis. A população clama pela Polícia nas ruas e nós vamos fazer tudo o que pudermos para manter as pessoas seguras".
O tenente-coronel Luís Carlos Barbosa, comandante do 12ªBPM (Caucaia), disse que a integração das polícias e do Corpo de Bombeiros tem dado resultados positivos não só nesta operação, mas todos os dias. "Os cearenses podem esperar a sua tão merecida tranquilidade, porque em breve ela será restabelecida", disse Barbosa.
O secretário de segurança reiterou que duas bases da Ciopaer funcionarão de forma fixa em Sobral e Juazeiro do Norte.
Márcia Feitosa / Roberto Crispim
FONTE DN