-->

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Patrocinada por ditadura, Beija-Flor canta Guiné Equatorial e leva título do Carnaval do Rio

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título do Carnaval 2015 com enredo polêmico sobre a Guiné Equatorial. O 13º título da escola de Nilópolis veio cercado de polêmicas.
Semanas antes do Carnaval, foi alvo de polêmica já que o país africano, patrocinador do desfile, é governado há 35 anos pelo presidente Teodoro Obiang Nguema, em quem caem diversas acusações de violações aos direitos humanos.
Apesar da polêmica, o desfile da Azul e Branco, mais uma vez, pareceu impecável, com harmonia e evolução incríveis. Se não bastasse isso, foi preciso se reverenciar ao talento. O casal Selminha Sorriso e Claudinho comemoraram 20 anos com o pavilhão oficial da Beija-flor.
O desfile abriu exaltando a ancestralidade na comissão de frente. No abre-alas, os povos ainda na floresta. Símbolos da cultura africana foram mostrados nas alas, que retrataram o continente como berço negro do mundo. Após a chegada dos colonizadores, as riquezas naturais da Guiné Equatorial, como o cacau e o petróleo. Por fim, a ascensão do país africano.
R7