-->

domingo, 6 de abril de 2014

Casos de sarampo acendem alerta para turistas





Neste ano, 74 casos haviam sido notificados até o início de fevereiro, sendo 70 deles no Ceará.


Turistas eparticipantes dos jogos da Copa do Mundo no país devem estar alertas para oaumento do número de casos de sarampo no país nos último anos. Em 2013, oMinistério da Saúde registrou 201 casos de sarampo, número cinco vezes maior doque o surto detectado em 2011 e 100 vezes maior do que os números de 2012 (doiscasos). Neste ano, 74 casos haviam sido notificados até o início de fevereiro,sendo 70 deles no Ceará e quatro em Pernambuco. Metade desses casos foi detectado em menores de 1 ano de vida e amaioria entre pessoas sem esquema vacinal completo.

O pediatra eespecialista em doenças infecciosas pediátricas do Instituto Nacional de Saúdeda Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)Leonardo Menezes explicou que os viajantes que tiverem as vacinasdesatualizadas ou faltantes devem tomá-las dentro de um prazo de 15 dias antesda viagem ou evento.

“A cada anotemos uma média de 5% de crianças que não são vacinadas no país e conforme osanos vão passando temos uma porcentagem maior da população suscetível àdoença”, explicou. “E como a doença é altamente transmissível, as chances de seter um surto ou epidemia aumentam”. O médico orientou que crianças menores de 6meses evitem viajar para esses destinos dos grandes eventos.

Menezesalertou que embora as chances de que alguém com sarampo entre no país sejampequenas, os brasileiros que participarem dos jogos ou que estiverem na cidadesede dos eventos também devem checar se a carteira de vacinação está em dia eprocurar um posto de saúde caso não esteja imunizado contra o sarampo.

O sarampo éuma doença infecciosa, viral e muito comum na infância, transmitida porsecreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro oupela tosse de pessoas infectadas. O período de incubação, entre o contágio e oaparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrerantes da manifestação da doença e estender-se até o quarto dia depois doaparecimentos das placas avermelhadas na pele.

Osprincipais sintomas após o período de incubação são febre alta, tosse,conjuntivite não purulenta, fotofobia e coriza. Depois de dois a três dias,nota-se pequenas lesões na mucosa bucal e lesões vermelhas no corpo. As manchasse tornam acastanhadas com descamação fina da pele após três dias. Ascomplicações da doença podem ser diarreia, vômitos, hemorragias, convulsões,encefalites, pneumonia bacteriana secundária e hepatite. Não há tratamentoespecífico disponível.

A vacina dosarampo é recomendada aos 12 meses de vida, por meio da tríplice viral(sarampo, caxumba e rubéola) e aos 15 meses de vida (reforço), com a tetraviral que protege a criança do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Créditos ao Site Ceará News.