-->

segunda-feira, 31 de março de 2014

Fiscais do trabalho interditam arquibancadas da Arena Corinthians


Superintendência diz que duas montagens violam normas de segurança. 
Empresa Fast Engenharia diz que fará análise técnica das solicitações.


Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo interditaram, na noite desta segunda (31), a montagem de duas arquibancadas da Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste da capital.
Segundo o superintendente da regional, Luiz Antônio Medeiros, duas arquibancadas, cada uma com capacidade para 10 mil pessoas, foram interditadas "por violar as normas de segurança do trabalho".
Ainda de acordo com Medeiros, haverá, na tarde desta terça-feira (1º), uma reunião na sede da Superintendência com a Odebrecht, empresa responsável pelo conjunto da obra.
A interdição foi feita após a notícia da morte do operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, ocorrida no sábado (29). Ele trabalhava na arquibancada provisória, montada no setor sul do estádio quando caiu de cerca de nove metros. O jovem foi socorrido, mas morreu no Hospital Santa Marcelina.
Em nota, a Fast Engenharia, contratante da WDS, para a qual o operário trabalhava, afirma que a diretoria da empresa realizará análise técnica das solicitações do ministério na manhã de terça-feira (1º) e, "em seguida, fará pronunciamento sobre o caso e suas consequências no cronograma da obra".
O Comitê Paulista da Copa do Mundo diz que "espera que dúvidas e preocupações da Superintendência Regional do Trabalho sejam rapidamente esclarecidas paras a retomada dos trabalhos”.
Duas mortes
Em novembro de 2013, duas pessoas morreram na obra depois que um guindaste tombou e atingiu parte da estrutura das arquibancadas e um caminhão que estava parado no local.
O guindaste que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio tombou provocando a queda de uma peça metálica de 420 toneladas sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada. A Defesa Civil fez uma interdição emergencial de 30% da obra (o equivalente a menos de 5% da obra). O motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, trabalhavam para empresas terceirizadas e morreram.
Abertura
O estádio do Corinthians foi o local escolhido pela Fifa para o jogo de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014. A seleção brasileira enfrentará a equipe croata, como ficou definido em sorteio realizado em dezembro. Outros cinco jogos da Copa também estão previstos para o estádio da Zona Leste.
Créditos ao G1.