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quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mostrar patrocínio pessoal na Copa pode causar prisão

A atitude de Neymar no duelo contra o Atlético de Madri, realizado na última quarta-feira (15), pelaLiga dos Campeões, quando mostrou a marca da cueca Lupo pelo menos cinco vezes, é crime e passível de prisão na Copa do Mundo, de acordo com o Gustavo Lopes Pires de Souza, 31, mestre em Direito Esportivo. 
Segundo o advogado, a atitude de Neymar pode ser considerada um marketing de emboscadafazer com que uma marca que não é patrocinadora oficial seja divulgada no evento.
"Na Copa do Mundo, essa atitude vai ser crime e passível de prisão em flagrante de acordo com aLei Geral da Copa. Se o Neymar tiver essa atitude no Mundial, ele pode ser suspenso também", disse Gustavo Lopes Pires de Souza à reportagem. 
"A Fifa e o COI (Comitê Olímpico Internacional) estão preocupados porque têm grandes contratos publicitários. E o marketing de emboscada desvaloriza o produto e desestimula o patrocinador a investir em grandes eventos. A intenção da Fifa com a Lei Geral da Copa é proteger seus patrocinadores", acrescentou o advogado, afirmando que é impossível impedir 100% o marketing de emboscada em razão da criatividade dos publicitários
De acordo com o Gustavo Lopes Pires de Souza, as empresas patrocinadoras do evento podem até acionar a organizadora caso exista o marketing de emboscada e não tenha uma punição. 
Segundo o advogado no Brasil não existe uma legislação que proíbe o marketing de emboscada nos eventos esportivos
Créditos Diário dio Nordeste.