-->

sábado, 4 de julho de 2015

CAMILO SANTANA COMPARECE AO VELÓRIO DE AURELIANO RIBEIRO EM RUSSAS; MULTIDÃO OVACIONA O EX-VEREADOR NA CHEGADA AO CEMITÉRIO



Uma Multidão tomou conta das dependências da quadra de esportes do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio durante todo o dia de hoje, para acompanhar o velório e prestar condolências a família do ex-vereador e empresário ceramista Aureliano Ribeiro. 

Na ocasião também se fez presente o Governador Camilo Santana, acompanhado dos Deputados Federais; Guimarães e Adail Carneiro, Além de outras lideranças políticas como os ex-prefeitos Raimundo Cordeiro de Freitas de Russas, José Augusto e Bebeto de Jaguaruana.

Durante a tarde foi prestada uma homenagem feita pelos vereadores da câmara municipal de Russas onde quase todos estiveram presente e fizeram uso da palavra. Em seguida aconteceu uma celebração e logo após a saída para o cemitério bom Jesus dos aflitos, onde uma multidão compareceu ovacionando, aplaudindo e jogando flores sobre a urna funerária do mesmo, causando uma emoção muito grande em todos que ali se fizeram presentes.





Redação Blog Erivando Lima

44 municípios registram chuva no Ceará


No Ceará, 44 municípios registraram chuva entre as 7h da última sexta-feira (3) e as 7h deste
sábado (4). Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi a cidade com o maior volume de precipitações, totalizando 42 mm. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Entre as 10 maiores chuvas do dia no Estado, também figuram os municípios de Guaramiranga (41 mm), Pacatuba - Posto Pacatuba (39 mm), Maracanaú e São Gonçalo do Amarante - Posto Croata (38 mm, cada).

Ainda estão na lista as cidades de Trairi (35 mm), Itaitinga (34 mm), Pacatuba - Posto Escola
Prof. Luiza Teodoro (32,4 mm), São Gonçalo do Amarante - Posto Cagado (30,5 mm) e São Gonçalo do Amarante - Posto Sede (26,6 mm). Em Fortaleza, no posto Messejana, foram contabilizados 20 mm de chuva.

Para este sábado, a previsão do tempo da Funceme indica que o Ceará estará sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e chuvas isoladas poderão ser registradas em todas as regiões cearenses.

Russas e Jaguaruna na Região do Baixo Jaguaribe registraram chuvas fracas no fim de manhã e início de tarde deste Sábado.

Diário Online


Jovem de 16 anos morre atingido por coluna em Russas (CE)

Uma fatalidade foi registrada nesta sexta-feira em Russas na comunidade de Miguel Pereira.

Um adolescente de 16 anos balançava-se em uma rede quando uma das colunas que sustentava o armador desmoronou, derrubando o jovem, que por sua vez teve a cabeça atingida pela estrutura vindo a falecer na hora. 
O Jovem era natural de Ramal de Flores e segundo a tia da vítima, ele se encontrava em um banho de férias. O caso chocou a família e amigos que estão consternados com o ocorrido.





EUA espionaram membros do alto escalão do governo além de Dilma, diz WikiLeaks



29 números de telefone relacionados ao governo, incluindo o do então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, teriam sido monitorados

A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) espionou vários membros do alto escalão do governo brasileiro, além da presidente Dilma Rousseff, como parte de seu programa de monitoramento de governos estrangeiros, revelou o site WikiLeaks neste sábado (4).

De acordo com o WikiLeaks, foram espionados pela NSA 29 números de telefone relacionados ao governo, incluindo o do então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e do então secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, atual ministro do Planejamento.

A lista também aponta como alvos de espionagem uma autoridade da área internacional do Banco Central, o ex-ministro de relações exteriores Luiz Alberto Figueiredo Machado, atual embaixador do Brasil nos EUA, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito Carvalho Siqueira.

Também tiveram os telefones grampeados uma secretária e um assistente de Dilma, de acordo com a lista divulgada pelo WikiLeaks, além de telefones de representações brasileiras no exterior e até do avião presidencial.

As novas denúncias de espionagem acontecem dias após Dilma ter feito viagem oficial aos Estados Unidos pela primeira vez desde que cancelou uma visita de Estado em 2013 devido à revelação do ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden de que tinha sido espionada pelos EUA.

Dilma se reuniu em Washington com o presidente norte-americano, Barack Obama, na terça-feira, e disse confiar que os EUA não estão mais espionando as comunicações de países aliados, num encontro para virar a página do escândalo de espionagem que abalou as relações bilaterais.

MSN




Em briga, marido arranca o olho da mulher


Uma briga de casal acabou em tragédia em Salvador, Bahia. Cleber de Jesus Silveira, 32 anos, e a mulher, Daniela, de 23, vivem discutindo. Entretanto, uma das vezes as coisas foram longe demais e o mariso arrancou o olho da companheira, deixando-a cega. Segundo o 'R7', após outra briga, Cleber foi detido pela Polícia Militar.

Tudo começou quando Daniela decidiu terminar a relação e sair de casa. Eles iniciaram mais uma briga e a jovem apontou um facão contra o marido. Ele, por sua vez, pegou uma pedra. Por sorte, uma viatura passava pelo local e levou Cleber preso.

Ao 'R7', ele se defendeu dizendo que "Não cheguei a agredir ninguém. Foi discussão de boca, fui tomar o facão". Já na delegacia, a mulher contou que iria voltar para a casa dos pais. Ela explicou que o marido constumava ser 'um anjo, mas que com o tempo foi se transformando em 'um monstro'. "Ele tem que aprender. Meu pai não está me batendo para ele vir me bater. Eu não tenho olho por causa dele. Ele arrancou o meu olho, eu sou cega hoje porque ele arrancou o meu olho. Sou menina ainda, menina de papai e de mamãe", disse.

Além de tudo isso, Daniela revelou que está grávida e Cleber não gostou da novidade, tendo ameaçado agredi-la até perder o bebê. Por sua vez, o marido disse que também não quer mais a relação, mas ela que o ameaça por conta do olho. "Eu não quero mais ela, estou me separando", afirmou Cleber.

MSN


Eduardo Cunha deverá por em votação nova polêmica na câmara



Mais uma polêmica deve rondar a Câmara dos Deputados nos próximos meses. Dessa vez, na agenda de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deverá ser votado, ainda na primeira semana de setembro, o Projeto de Lei 3722/2012 do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que revoga o Estatuto do Desarmamento e cria novas normas em relação à aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições no Brasil. 

A proposta permite o porte de armas por civis, facilita a compra, barateia taxas de registro e licença e aumenta a quantidade de armas que cada cidadão pode ter.

Polêmico, o PL já estimula discussões na própria Câmara Federal e fora dela. Durante todo o dia de ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará, foi realizado o seminário intitulado “Controle de Armas: Eu apoio”. O evento, promovido pela Rede Desarma Brasil, reuniu entidades, pesquisadores e parlamentares a favor do Estatuto e contra o projeto do deputado catarinense.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Paz Pela Vida, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), o seminário é um movimento para iniciar a discussão sobre o controle de armas no Brasil. “Quando chegar setembro (data da votação da PL), nós teremos condições de levar ao Congresso a voz da cidadania”.

“Estamos fazendo este tipo de ação porque a sociedade precisa entender que o projeto não é para armar o cidadão de bem, e sim para ampliar o comércio”, afirmou o deputado federal subtenente Gonzaga (PDT-MG). Segundo ele, a tendência, pelo menos nesse momento da discussão, é que o projeto seja aprovado pelos parlamentares.

Tramitação
Tramitando na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o texto, que deverá constituir o relatório final do relator Laudivio Carvalho (PMDB-MG), será apresentado no final do mês de agosto. A votação, portanto, se dará já na primeira semana de setembro deste ano. O Projeto de Lei deverá contar com o apoio da chamada “bancada da bala” da Câmara Federal.

Frase
A RICA INDÚSTRIA DAS ARMAS FINANCIA AS CAMPANHAS DOS DEPUTADOS. O ESTATUTO JÁ DÁ MEIOS E OBRIGAÇÕES PARA A POLÍCIA DESARMAR O DELINQUENTE NAS RUAS. 
Antônio Rangel, sociólogo

O PROJETO DE LEI QUE É PARA SUBSTITUIR O ESTATUTO DO DESARMAMENTO, APROVADO EM 2003, É FLAGRANTEMENTE UM MÉTODO COM PROPÓSITO EXCLUSIVAMENTE COMERCIAL.
Plauto de Lima, Major da Polícia Militar

Saiba mais
Atualmente, a idade mínima para adquirir uma arma é de 25 anos. O projeto reduz para 21 anos.

Ao comprar uma arma, o portador deverá realizar exames na frequência de três anos para permanecer com o porte. Caso o PL seja aprovado, não haverá necessidade de renovação.

De acordo com o PL, são requisitos para a aquisição de arma de fogo: não possuir antecedentes criminais pela prática de infração penal dolosa, nas esferas estadual, federal e militar.

Não estar sendo investigado em inquérito policial por crime doloso contra a vida ou mediante coação, ameaça ou qualquer forma de violência

Ter participado com êxito de curso básico de manuseio de arma de fogo e iniciação ao tiro; e estar em pleno gozo das faculdades mentais, comprovável mediante atestado expedido por profissional habilitado.

Atualmente restrito a um grupo de 11 categorias profissionais, o porte poderia, caso aprovado, ser autorizado para qualquer cidadão. 

O Povo Online





Medo de desemprego atinge maior nível em 16 anos


O medo do desemprego da população brasileira atingiu o maior nível desde 1999, de acordo com uma pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta sexta-feira (3).

Segundo os dados, o índice que mede a aflição dos brasileiros em relação ao mercado de trabalho atingiu 104,1 pontos. O resultado é 36,8% maior que em junho do ano passado. Já na comparação ante março, último mês pesquisado, a alta é de 5,4%.

A CNI realiza a pesquisa quatro vezes por ano, sempre nos meses de março, junho, setembro e dezembro. De acordo com a confederação, o aumento no índice demonstra que as expectativas da população em relação ao mercado de trabalho continuam se deteriorando.

Na indicação por região, a Sul é onde o índice atingiu maior pontuação, com 108,5, seguido por Note/Centro Oeste (105,9), Sudeste (105,2) e Nordeste (99,4).

Renda familiar

Já na análise entre a renda familiar, o medo do desemprego atingiu o maior nível para os que possuem rendimento acima de dez salários mínimos, com 109,0 pontos, enquanto os que ganham até um salário mínimo são os que temem menos o mercado, com 93,7 pontos.

O temor da população acerca do desemprego vai ao encontro dos dados no país. No último trimestre, a taxa oficial registrou alta e ficou em 8%, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.

(Folhapress)



Cid Gomes ressalta "desconforto geral" com direção nacional do Pros


O ex-ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), afirmou que há "desconforto geral" com a condução da presidência nacional do Pros. Cid falou sobre possibilidade de mudança de partido e expectativa pela aprovação da "janela partidária" em entrevista ao Broadcast Político nesta sexta-feira, 3. 

O ex-governador do Ceará confirmou que articula saída de seu grupo político do Pros para o PDT. Na quarta-feira, 1°, Cid, seu irmão Ciro Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) se reuniram com os presidentes nacional e estadual do PDT, Carlos Lupi e André Figueiredo, respectivamente.

O impasse na mudança está sendo o diálogo com a presidência nacional do Pros para que não haja sanção a político com mandato. Na quarta-feira, Cid também esteve reunido com a bancada do Pros na Câmara e com o presidente nacional do partido, Eurípedes Júnior. 

Ao Broadcast, Cid afirmou que "há um grande desconforto com a condução do Pros". Ele citou como exemplo que as filiações ao partido só podem ser feitas pela comissão nacional, diferentemente de outros partidos que permitem a ação nas comissões estaduais e municipais. Para Cid, a situação gera "insegurança" política para as direções estaduais do Pros. 

Janela partidária
Como os integrantes do Pros no Ceará defendem migração em bloco para outro partido, a prioridade, segundo o ex-governador, é de que seja revertida a questão das filiações. Ao mesmo tempo, o grupo procura alternativas. 

Os integrantes do Pros que o têm mandato no Legislativo podem perder a função caso a direção do Pros não aprove a saída. A maior expectativa, no entanto, é de que seja aprovada emenda na Congresso Nacional que estabelece uma "janela partidária" para que trocas de partido sejam feitas no período de 30 dias, sem sanções. 

O projeto precisa passar por segunda votação na Câmara e ser aprovado também no Congresso. Quem pretende disputar mandato em 2016 terá de migrar até a primeira semana de outubro de 2015, como é o caso do prefeito Roberto Cláudio.

PDT
A primeira reunião do Pros cearense para debater a possibilidade de migrar para o PDT acontece no dia 13. O deputado estadual José Sarto (Pros), que foi líder de Cid na Assembleia Legislativa, descartou a possibilidade de o prefeito migrar antes, em virtude das dificuldades que tem enfrentado em formar um palanque para a disputa. 

Apesar da versão oficial, as conversas com Roberto Cláudio não começaram na quarta-feira. Conforme foi publicado pelo O POVO, as conversas vem desde fevereiro. De acordo com fontes do PDT, os participantes da conversa devem continuar mantendo a negativa até a convenção municipal do PDT, em outubro. Entretanto, as tratativas já estariam bastante avançadas. No interior, eventuais novos aliados dos Ferreira Gomes estariam sendo aconselhados a procurar o PDT.

O POVO Online


Ceará confirma mais sete mortes e 2.499 casos de dengue, segundo boletim


O novo boletim epidemiológico da dengue, divulgado nesta sexta-feira, 3, pela Secretaria da Saúde (Sesa), confirmou mais sete mortes e 2.499 casos no Ceará. Neste ano, o número de registros da doença já chega a 27.990, quantia superior a todos os casos registrados no ano passado, 18.242.

De acordo com o boletim, o Ceará já registrou 14 mortes em 2015. Fortaleza destaca-se com o maior número de óbitos, com nove casos. A Capital é seguida pelos municípios de Maracanaú (2), Beberibe (2), Aquiraz (1), Barbalha (1), Caucaia (1), Limoeiro do Norte (1), Varjota (1), Crato (1), Juazeiro do Norte (1), São Luis do Curu (1), Itapiúna (1) e Missão Velha (1).

Dentre os óbitos suspeitos, 40% (28/70) foram confirmados, 11,4% (8/70) foram descartados e 48,6% (34/70) estão em investigação, segundo os dados do relatório. Os casos confirmados de dengue predominam na faixa etária de 20 a 29 anos.

A média da idade dos óbitos confirmados foi de 36 anos, variando de 5 meses a 74 anos. Os meses de abril e maio apresentaram o maior número de óbitos e casos graves confirmados respectivamente, conforme o boletim da Sesa.

Regionais
A Regional VI possui o maior número de casos confirmados em Fortaleza, com 6.490. Somente o bairro Jangurussu, com 1.551 casos, já tem mais registros da doença do que as Regionais II e IV. Segundo o boletim, 512 bairros foram ignorados.

Regional I - 1.572
Regional II - 1.472
Regional III - 1.558
Regional IV - 913
Regional V - 1.637
Regional VI - 6.490

O Povo Online


Mortandade de peixe gera prejuízo de R$ 18 milhões no Castanhão, no CE


O prejuízo com a mortandade de peixes no Açude Castanhão, no Ceará, pode chegar a R$ 18 milhões. Os produtores do Jaguaribe dizem que perderam quase 100% de toda a produção de tilápia, principal renda das cidades da região.

Nos últimos cinco dias, foram retirados do açude cinco caminhões com peixes mortos. A estimativa é de que cerca de três mil toneladas de tilápia apodreceu e ficou inadequada para o consumo.

De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), na maioria das vezes, a mortandade de peixes está associada com a baixa concentração de oxigênio dissolvido na coluna de água.

O oxigênio, conforme a Cogerh, dissolvido na água, tanto pode ser oriundo da incorporação do ar à coluna de água, pela ação dos ventos, quanto pelo oxigênio produzido pela fotossíntese das algas, sendo que esta concentração de oxigênio dissolvido é variável de acordo com a profundidade da coluna de água.

A Cogerh ressalta que não procede a alegação de que a operação da válvula pode ter sido a ocasionadora da mortandade. Uma equipe da Cogerh vai ao local para realizar uma investigação mais detalhada no local.

Açude Castanhão
O Açude Castanhão localizado na Região Hidrográfica do Médio Jaguaribe, no município de Alto Santo, tem capacidade de acumulação de água de 6,7 bilhões m³, atualmente com 1,34 bilhão m³ (20%).

O reservatório é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e é operado, em parceria, com a Cogerh. O Açude Castanhão pereniza o Vale do Jaguaribe pela válvula dispersora com vazões que variam de acordo com as necessidades da operação, respeitando as médias estabelecidas pela alocação negociada, procurando o atendimento eficiente dos usos múltiplos.


G1/CE



Termina greve dos operários da construção civil na Grande Fortaleza


Os operários da construção civil de Fortaleza e Região Metropolitana decretaram o fim da greve da categoria em assembleia na manhã desta sexta-feira (3) na Praça Portugal, Bairro Aldeota, em Fortaleza. A greve durou três dias e foi marcada por mobilizações e protestos na capital cearense.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), a decisão foi tomada após reunião com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE/CE) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-Ce).

De acordo com o STICCRMF, os trabalhadores aprovaram o reajuste geral de 7,8% e reajustes variados nos pisos da categoria. Além disso, foi aprovado o reajuste da cesta básica de R$ 90,00 para R$ 105,00; café da manhã de R$ 2,30 para R$ 2,60 e; almoço de R$ 6,40 para R$ 7,50.

G1/CE


Polícia desmente boato de rapto de crianças para roubo de órgãos


A polícia desmentiu nesta terça-feira (2) o boato que circula nas redes sociais sobre a suposta atuação de sequestradores de crianças ligados a uma quadrilha de tráfico de órgãos na região. A informação falsa ganhou força nesta semana na internet e gerou preocupação aos pais.

Na região, as diferentes versões dos textos compartilhados no Facebook e no aplicativo WhatsApp apontam que crianças estariam sendo sequestradas na porta de escolas ou por fotógrafos que assediam as crianças com o pretexto de fazer fotos.

Outro boato dá conta que os supostos criminosos estariam agredindo as mães para levar seus filhos. Em todos estes casos, as mensagens apontam que as vítimas do rapto seriam mortas para o roubo de órgãos.
Junto com as mensagens, áudios também são compartilhados, com mães que supostamente conhecem as vítimas, descrevendo como a ação ocorreu e até de supostas vítimas dando detalhes dos crimes.

O comando das Polícias Civil e Militar na região informaram que não consta nenhum atendimento de ocorrência desta natureza no Vale.
Preocupação

Mãe de uma criança de cinco anos, um mulher de 36 anos, que preferiu não ser identificada, disse que ficou em alerta depois da mensagem. "Eu fiquei muito preocupada, mesmo sabendo que podia ser falsa a mensagem. O problema é que o texto especificava o bairro onde os supostos criminosos agem, fiquei com medo", disse ao G1. 

Outra mãe, moradora de Paraibuna, confessa que compartilhou a mensagem, por precaução. "Qualquer mãe fica preocupada, então mesmo sem saber, achei que deveria repassar. Na dúvida, é melhor avisar quem tem filhos pequenos também", disse a agente de saúde Lucélia Rabelo Silva, de 27 anos.

Prejuízo
A Polícia Civil fez ainda um alerta sobre os prejuízos da propagação de informações falsas.
"Quando essa falsa informação chega à polícia, ela vai demandar tempo para verificação dos fatos e isso pode atrapalhar a apuração de demandas reais. Além disso, boatos assim trazem pânico desnecessário à população", afirmou Marcos Rogério Machado, delegado assistente do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-1).

O delegado disse ainda que, se identificado quem deu início ao boato, o responsável pode responder por crimes como calúnia ou denunciação caluniosa. "Se comprovado que a pessoa inventou ou quis prejudicar alguém com falsas histórias, a pessoa pode responder judicialmente", alertou.

G1


Mãe registra boletim de ocorrência por tentativa de rapto de bebê


Uma tentativa de rapto de um bebê foi registrada por uma mãe, em Boletim de Ocorrência (BO) no 5° Distrito Policial (DP), na manhã dessa quinta-feira, 2. A jovem caminhava com a filha de dois meses na avenida Augusto dos Anjos, quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta, que tentaram tomar a criança dos braços dela, conforme o relato à Polícia Civil. 

"Ela disse que estava com a filhinha e o suspeito da garupa da moto puxou a criança. A mãe ficou segurando as pernas do bebê, disse ter chorado. Eles largaram a criança e fugiram", contou o delegado Renê Andrade, titular do 5° DP. A moça ainda teria ficado com escoriações nos braços por conta da briga e deve realizar exame de corpo delito, que detecta lesões causadas por atos criminosos. 

"Esse foi o único caso do tipo registrado aqui, e estamos investigando. Infelizmente nenhum estabelecimento perto do local possuía câmeras de segurança, só sabemos que eram dois homens, um mais esbelto, que conduzia o veículo, e outro mais forte, na garupa", detalhou Renê. O delegado afirma que não há motivos para pânico, mas a população deve seguir cuidados básicos para assegurar as crianças e acionar a Polícia o mais rápido possível. 

"A gente não sabe qual era o objetivo dessa dupla, mas é claro que ter cautela com as crianças é importante. No entanto, a Polícia está nas ruas e a população não pode ficar paranoica”, informou o delegado. Os boatos de raptos de crianças na periferia da cidade foram recentemente divulgados nas redes sociais, mas a SSPDS informou que não houve registros do tipo. 

"Ficar atento às crianças em locais públicos e com grande aglomerado de pessoas deve fazer parte da rotina das pessoas, independente de qualquer ameaça", completou Renê. 

Serviço 
Para acionar a Polícia, ligue 190. Registros de crimes que envolvam crianças podem ser registrados na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), na rua Tabelião Fabião, 114, no bairro Presidente Kennedy, ou pelo número 3101-2044.

O Povo Online