-->

sábado, 4 de julho de 2015

Cid Gomes ressalta "desconforto geral" com direção nacional do Pros


O ex-ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), afirmou que há "desconforto geral" com a condução da presidência nacional do Pros. Cid falou sobre possibilidade de mudança de partido e expectativa pela aprovação da "janela partidária" em entrevista ao Broadcast Político nesta sexta-feira, 3. 

O ex-governador do Ceará confirmou que articula saída de seu grupo político do Pros para o PDT. Na quarta-feira, 1°, Cid, seu irmão Ciro Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) se reuniram com os presidentes nacional e estadual do PDT, Carlos Lupi e André Figueiredo, respectivamente.

O impasse na mudança está sendo o diálogo com a presidência nacional do Pros para que não haja sanção a político com mandato. Na quarta-feira, Cid também esteve reunido com a bancada do Pros na Câmara e com o presidente nacional do partido, Eurípedes Júnior. 

Ao Broadcast, Cid afirmou que "há um grande desconforto com a condução do Pros". Ele citou como exemplo que as filiações ao partido só podem ser feitas pela comissão nacional, diferentemente de outros partidos que permitem a ação nas comissões estaduais e municipais. Para Cid, a situação gera "insegurança" política para as direções estaduais do Pros. 

Janela partidária
Como os integrantes do Pros no Ceará defendem migração em bloco para outro partido, a prioridade, segundo o ex-governador, é de que seja revertida a questão das filiações. Ao mesmo tempo, o grupo procura alternativas. 

Os integrantes do Pros que o têm mandato no Legislativo podem perder a função caso a direção do Pros não aprove a saída. A maior expectativa, no entanto, é de que seja aprovada emenda na Congresso Nacional que estabelece uma "janela partidária" para que trocas de partido sejam feitas no período de 30 dias, sem sanções. 

O projeto precisa passar por segunda votação na Câmara e ser aprovado também no Congresso. Quem pretende disputar mandato em 2016 terá de migrar até a primeira semana de outubro de 2015, como é o caso do prefeito Roberto Cláudio.

PDT
A primeira reunião do Pros cearense para debater a possibilidade de migrar para o PDT acontece no dia 13. O deputado estadual José Sarto (Pros), que foi líder de Cid na Assembleia Legislativa, descartou a possibilidade de o prefeito migrar antes, em virtude das dificuldades que tem enfrentado em formar um palanque para a disputa. 

Apesar da versão oficial, as conversas com Roberto Cláudio não começaram na quarta-feira. Conforme foi publicado pelo O POVO, as conversas vem desde fevereiro. De acordo com fontes do PDT, os participantes da conversa devem continuar mantendo a negativa até a convenção municipal do PDT, em outubro. Entretanto, as tratativas já estariam bastante avançadas. No interior, eventuais novos aliados dos Ferreira Gomes estariam sendo aconselhados a procurar o PDT.

O POVO Online