-->

sábado, 31 de maio de 2014

Fortaleza vence Paysandu e segue líder do Grupo A da Série C

O Fortaleza foi até Belém-PA enfrentar o Paysandu e se deu bem. O Leão venceu a partida por 2 a 1, em jogo realizado noMangueirão, na noite deste sábado (31), e se firmou na liderança do Grupo A da Série C. Com o resultado, o Fortaleza somou 14 pontos na tabela de classificação. Já o Paysandu permanenceu com os 8 pontos, na 3 terceira posição.
Gols na primeira etapa
O primeiro tempo da partida foi aberto, com os times buscando o ataque. O Fortaleza foi mais eficiente e conseguiu ficar em vantagem. Mas quem começou assustando foi Paysandu. Aos 3 minutos, Ruan recebeu passe e mandou o chute de fora da área. O atleta não pegou bem na bola e mandou por cima do gol de Ricardo.
Aos 15 minutos, o Fortaleza aproveitou falha da defesa do Papão e abriu o marcador no Mangueirão. Na pequena área, Walfrido conseguiu passar pela defesa do Papão e finalizou com categoria.
O Paysandu não se abalou com o gol sofrido e permaneceu com as jogadas de perigo na área adversária. Porém, os jogadores pecavam nas finalizações. O Fortaleza seguia com os contra-ataques e, em um deles, veio osegundo gol.
Aos 36 minutos, O Leão saiu em rápido contra-ataque, a bola foi rolada para Waldison, que de fora da área, acertou um grande chute e ampliou o placar no Mangueirão. O Paysandu não demorou para responder e diminiu o placar com Ruan, ex-Fortaleza. Aos 40, o atleta pegou a bola de fora da área e mandou um bomba, acertando o ângulo do goleiro Ricardo.  
Durante os 45 minutos iniciais, a partida chegou a ser paralisada duas vezes. Torcedores do Paysandu chegaram a soltar rojões dentro do estádio.  

2º tempo
Atrás no palcar, o Paysandu pressionou o Fortaleza na etapa final. O Leão jogou recuado, tentando segurar as invertidas do time da casa. O tricolor teve um boa oportunidade de ampliar o placar com Guto, aos 22 minutos. O atleta recebeu passe de Marcelinho Paraíba e chutou em cima do goleiro Paulo Rafael.
Em uma das subidas do Paysandu ao ataque, Lima finalizou e a zaga do Fortaleza tirou em cima do lance. O time da casa, foi para cima, pressionou, mas não conseguiu passar pela defesa da equipe cearense. Melhor para o Tricolor de Aço, que saiu de campo com os três pontos e a liderança do Grupo A assegurada.

7ª Rodada após a Copa do Mundo
O Fortaleza só volta a jogar pela Série C, após a Copa do Mundo. O Leão enfrenta o Treze-PB no dia 19 de julho, em João Pessoa.
Diário do Nordeste.

Luizianne fora da caravana



Hoje, no Cariri, tem a Caravana do PT puxada pelo deputado federal José Guimarães, o nome que o PT quer ver no Senado federal.
A Caravana do PT em Juazeiro do Norte está no centro da movimentação política do final de semana por conta da festa do Pau da  Bandeira, em Barbalha, e por conta das presenças do senador Eunício Oliveira pré-candidato do PMDB ao governo do Ceará, e de Eduardo Campos, o pré-candiato do PSB à sucessão de Dilma Rousseff.
 
A ex-prefeita Luizianne Lins, não vai a Juazeiro, optou por voltar ao Rio de Janeiro, onde estuda mestrado e vai se recuperar do susto que tomou por conta de um pico de pressão.
Diário do Nordesde.


Pré-candidata do PSB ao Governo do Estado é vítima de tentativa de assalto no Cariri

A pré-candidata do PSB ao Governo do Estado, empresária e presidente do Centro Industria do Ceará (CIC), Nicole Barbosa, foi vítima de tentativa de assalto na tarde deste sábado (31) na entrada da cidade de Potengi na região do Cariri Oeste

A empresária havia participado de encontro do PSB Com o ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos. Ao retornar para Fortaleza, foi abordada por homens armados que anunciaram o assalto. 

A habilidade do motorista
da empresária fez com que todos conseguissem se livrar da tentativa de assalto. 

Ceará News



Matadouro Público de Russas pede socorro



Sujeira, lama, lixo, falta de estrutura, currais em péssimas condições são apenas algumas das situações precárias em que se encontra o matadouro de Russas. Para piorar a situação na noite de sexta para sábado o rebanho em que estava pronto para ser abatido em função das precárias condições no curral saíram e fugiram para o matagal, apenas parte do rebanho foi localizada por muito pouco os mercados não ficaram sem carne.

A reportagem do blog compareceu na manhã de hoje (Sábado) ao local e não encontraram se quer uma pessoa para dar explicações. Chegamos até receber ligações de funcionários que lá trabalham alegando a péssima estrutura, principal na parte interna, e chegaram a dizer ao nosso repórter que se o prefeito não toma providencias de imediato a população poderá ficar sem carne para o inicio da próxima semana.


Fica aqui a cobrança também para a vigilância sanitária, pois é visível a gente ver a falta de higiene já começando na entrada do portão com muito lixo amontoada.






Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama



Mauricio Torres, apresentador do "Esporte Fantástico", morre aos 43 anos


O apresentador e narrador esportivo Mauricio Torres morreu neste sábado (31) em São Paulo. Internado desde o dia 1º de maio no hospital Sírio Libanês depois de passar mal durante um voo entre Rio de Janeiro e São Paulo, Torres teve complicações médicas e morreu no início da noite.

Torres chegou a Record em 2005 para as transmissões de futebol. No mesmo ano, participou dos programas "Terceiro Tempo" e "Debate Bola". O narrador também esteve na equipe olímpica da Record nos Jogos de Inverno de Vancouver (2010), nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), na Olimpíada de Londres (2012) e nos Jogos de Inverno de Sochi (2014).


Atualmente apresentava o "Esporte Fantástico" ao lado de Mylena Ciribelli e Cláudia Reis.

Fonte: Portal R7


Icó-CE: Filho de estuprador é preso em flagrante abusando de criança de quatro anos



Por volta das 21h30min desta sexta-feira (30), os policiais Militares SGT Ferreira, SD Alexandre e o SD Edelberto prenderam em flagrante Jocicleudo Monte da Silva, mais conhecido como Rafael.

Ele é acusado de ter estuprado a criança de iniciais C. P. G. de apenas quatro anos de idade. De acordo com denúncias de populares, o autor do estupro foi flagrado pelo pai da criança, que já vinha observando o comportamento do mesmo com a vítima há vários dias.

Na sexta-feira ele acabou flagrando o agressor, que é seu cunhado, abusando da criança por meio de prática de sexo oral no interior da residência do acusado que fica vizinho a casa da criança.

Ainda segundo informações levadas à Polícia, o pai de Jocicleudo, conhecido como Zé da Moleta, está preso na cadeia pública de Icó/CE, pelo mesmo crime de estupro, onde o mesmo violentou suas duas filhas, também menores de idade. 

MISÉRIA



Menina de 15 anos é estuprada por 38 homens na Malásia; 13 são detidos


UMa adolescente de 15 anos foi estuprada por até 38 homens em uma cabana abandonada usada como refúgio de drogas, segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal Daily Mail. O crime ocorreu no norte do estado de Kelantan, na Malásia, no dia 20 de maio.

De acordo com a publicação, a menina afirmou ter ido até a cabana com uma amiga. No local, diversos homens teriam estuprado a menina por várias horas – a polícia investiga se a amiga também foi estuprada. Pelo menos 13 pessoas foram presas por envolvimento no caso, incluindo um pai e seus dois filhos.

O ataque, um dos vários casos brutais registrados nesta semana na Ásia, provocou a indignação de um grupo de mulheres. Políticos de um partido muçulmano afirmaram que estão fazendo um proposta para introduzir penas mais deveras contra os infratores. Em 2012, cerca de 3 mil estupros foram denunciados à polícia na Ásia, dos quais 52% envolviam meninas menores de 16 anos.

Fonte: Terra



Após roubo, assaltantes se chocam em poste e um deles morre

Um assaltante morreu na tarde de sexta-feira (30) após roubar um estabelecimento comercial do distrito de Mineirolância, que fica a 18 km do Centro de Pedra Branca. De acordom com informações levadas à Polícia, uma dupla de assaltantes trocou tiros com o segurança da loja e, ao fugir, um deles veio a óbito.

Após a troca de tiros a dupla empreendeu fuga em uma motocicleta, mas veio a chocar-se contra um poste de iluminação pública. O garupeiro identificado como Adriano Pereira Arruda, 19 anos, foi a alvejado nas costas. O piloto, um menor de 17 anos, perdeu o controle da motocicleta e colidiu com um poste.

Quando policiais do Centro de Operações Policiais (Copom) foram informados e chegaram ao local do acidente, encontraram os dois acusados caídos ao lado da moto Honda Titan CG 150, de cor vermelha com placa HYL 1987. Adriano encontrava-se sem vida e o menor estava com ferimentos após o choque com o poste.

O suposto atirador que reagiu ao assalto evadiu-se do local, já na Delegacia Regional de Policia Civil em Senador Pompeu o menor e a motocicleta utilizada do delito foram apresentados a autoridade policial e o corpo de Adriano foi removido pela PERFORCE para o IML em Quixeramobim.


Miséria



Três mulheres vítimas de chacina em Horizonte são enterradas neste sábado

Foram sepultados neste sábado (31) o corpo de uma das mulheres vítimas de uma chacina em Horizonte, na Grande Fortaleza. Os cadáveres das mulheres, entre elas, uma jovem de 17 anos, foi encontrado na noite de quinta-feira (29) em um matagal, com sinais de agressões e golpes de facas. Elas estavam desaparecidas desde a tarde de quinta-feira. As outras duas serão sepultadas à tarde.

Segundo a Polícia Militar, as vítimas trabalhavam na mesma empresa, uma funerária. A polícia acrescentou que nenhum objeto de valor foi roubado. A Delegacia Municipal de Horizonte (10° Região) investiga o caso.

Na noite de sexta-feira, a Polícia Civil ouviu sete suspeitos de envolvimento no crime, mas nenhum deles foi preso. Os suspeitos prestaram depoimento e fizeram testes e exames para coletar possíveis eventuais provas da participação deles no caso.

A polícia diz ter dificuldade em esclarecer a motivação do crime e identificar os autores porque as vítimas, aparentemente, não tinham rixas, inimigos ou envolvimento com tráfico, o que ocasiona mortes frequentes, segundo a delegacia responsável pelo caso.

Fonte: G1 CE


Estradas cearenses registram 16 acidentes nas últimas 24 horas

Das 9 horas da manhã de sexta (30) às 9 horas deste sábado (31), as Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) registraram 16 acidentes nas rodovias cearenses. Oito pessoas ficaram feridas, mas não houve vítimas fatais.

Segundo a PRF, a BR 222 registrou o maior número de ocorrências: três, no total. No quilômetro 123, na altura do município de Irauçuba, um veículo colidiu com uma bicicleta que passava pelo local por volta das 16 horas. O ciclista Osael Bastos, de 67 anos, sofreu apenas lesões leves.

Dois dos acidentes ocorridos na BR 116 também acabaram com feridos. No quilômetro sete, às 12h40, houve uma colisão lateral entre uma motocicleta e um veículo. A vítima é o condutor da moto, Vandervaldo Ferreira de Aguiar, de 37 anos.

A outra ocorrência aconteceu às 20h15, quando o pedestre Jesualdo Alves de Araújo, que estava sem documentos quando recebeu os primeiros-socorros, foi atropelado no quilômetro 40 da rodovia. Até o momento, o veículo envolvido no acidente não foi identificado.

Já a PRE contabiliza oito acidentes, sendo três com feridos: um em Fortaleza, outro em Paraipaba e um terceiro em Araripe. Houve, ainda, duas ocorrências na Capital, além das que ocorreram no Eusébio e em Paracuru - as quatro sem vítimas.

A Polícia Rodoviária Federal fiscalizou 595 veículos, dos quais 164 foram autuados.

Fonte: Diário do Nordeste

Chefão do PROS Eurípedes Junior de cara feia


O Presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior veio ao Ceará se acertar com o governador Cid Gomes. os dois conversaram.
Após o encontro, Eurípedes saiu de cara feia. Não quis muita conversa e nada de importante falou. Parece que a coisa continua na mesma. Eurípedes quer tirar o Ministério da Integração do controle de Cid Gomes e entregá-lo ao deputado Carimbão.
O governador Cid considera o assunto encerrado porque passou o problema para a presidente Dilma Rousseff. O PROS no Ceará está sob intervenção branca.
ROBERTO MOREIRA.


Motoristas de ônibus entram em estado de greve neste sábado

Em assembleia na manhã deste sábado (31),motoristas e cobradores de ônibusdecidiram entrar em estado de greve por tempo indeterminado. Os profissionais se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE), na avenida Tristão Gonçalves e ocuparam a via durante a reunião.
A categoria vai paralisar as atividadas por um dia à zero hora da próxima quarta-feira (4), mesmo dia em que haverá uma nova rodada de negocições com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), às 13 horas, no Ministério do Trabalho. Trabalhadores de outras categorias, como vigilantes e servidores, também não trabalham na quarta-feira, data que marca o Dia Estadual de Paralisação. No mesma data também acontecerá a missa de sétimo dia do motorista Francisco Erivaldo Marinho, esfaqueado durante assalto.
Após a reunião, o grupo seguiu em passeata pelas ruas do Centro e do Benfica, até o shopping da Av. Carapinima. O trânsito ficou congestionado no local. 
Segundo o presidente do Sintro-CE, Domingo Neto, "neste momento a categoria está em estado de greve e pode ter mais manifestações a qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer dia", disse.
Domingo Neto disse ainda que os ônibus deixarão de circular antes da quarta-feira se houver qualquer violência contra motoristas e cobradores. 
Com relação à paralisação programada para o dia 4 de junho, o presidente da categoria disse que "se a empresa colocar falta nos funcionários, vamos parar a empresa", afirmou.
Categoria não aceita acordo com patrões
Na assembleia deste sábado (31), os profissionais recusaram a proposta de reajuste de 5,81% oferecida pelos representantes do Sindiônibus.
Todas as reivindicações da categoria foram mantidas. São elas: o reajuste de 18%, cesta-básica no valor de R$ 120,00, vale-alimentação no valor de R$ 12,00, jornada de trabalho composta de 42 horas semanais, 30 minutos de lanche, 7 horas diárias e intervalos de 30 minutos, além de mais segurança no ambiente de trabalho.
Sindiônibus repudia decisão, que considera ilegal
 
Para o Sindiônibus, a greve é um direito dos trabalhadores em transportes rodoviários. Contudo, o sindicato considera a decisão deste sábado ilegal, pois, segundo eles, não pode haver paralisação sem a autorização da justiça e sem que o Sintro-CE dê o aviso com pelo menos 72 horas de antecedência para a população.
 
“O Sindiônibus repudia veementemente essa paralisação, tendo em vista que temos as negociações continuam e temos uma reunião marcada para a próxima quarta-feira”, disse o diretor vice-presidente do sindicato das empresas, Mário Albuquerque Júnior. 
 
“A lei é clara, especialmente com relação a serviços essenciais. Eles não pode dizer na imprensa que estão em estado de greve. Isso causa um terrorismo na população por não saber se ao sair de casa vai poder voltar”,  acrescentou.
 
Para Mário Albuquerque Júnior, não existe estado de greve. “Isso é uma ilegalidade e serão tomadas as medidas judiciais cabíveis”, afirmou. “Nós vamos ver com a justiça para haja um percentual mínimo (de veículos circulando), porque a população não pode ficar sem ônibus”, completou.


Fonte: Diário do Nordeste

Proibida a propaganda e o fumo em locais fechados


Dois anos e meio depois de a Lei Antifumo ser publicada, a presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (31), no Dia Mundial sem Tabaco, o decreto que regulamenta a norma e proíbe o fumo em locais fechados e de uso coletivo, extingue os chamados fumódromos, veta qualquer propaganda de cigarro no país e amplia o tamanho dos alertas nas embalagens do produto.

A regra, que será publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), entra em vigor em dezembro. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a regulamentação visa a desestimular ainda mais o tabagismo e proteger as pessoas que não fazem uso do cigarro.

Pela regulamentação, será proibido o consumo de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos considerados fumígenos, como os narguilés, em locais públicos de uso coletivo, total ou parcialmente fechado, incluindo áreas com toldos, divisórias, além de espaços que tenham teto e parede em qualquer um dos lados.

“Para ser mais preciso, naquela varanda do restaurante que tem cobertura, no toldo da banca de jornal, na cobertura do ponto de ônibus, em todos os locais que são fechados por uma parede ou face, estará proibido o fumo se [o espaço] for de uso coletivo”, exemplificou Chioro.

A regulamentação também estabelece que os produtos fumígenos só poderão ficar expostos no interior dos estabelecimentos de venda. Esses locais serão obrigados a afixar mensagens de advertência sobre os malefícios do cigarro. “Aqueles displays com propaganda que ficam dentro dos estabelecimentos ficam proibidos. O máximo que poderá haver é a exposição das embalagens. [Nesses displays], 20% dessa área de exposição deverão estar claramente identificando as mensagens de advertência, a proibição para venda a menores de 18 anos e o preço”, disse o ministro. No caso das embalagens, a regulamentação determina que as mensagens de advertência ocupem 100% da parte de trás. A partir de 2016, as empresas deverão incluir o texto também na parte frontal, ocupando 30% do espaço do maço.

“O Brasil tem feito a lição de casa, mas a gente não pode se satisfazer com os dados que [mostram que] estamos melhor que Argentina, Chile, porque a carga de doença e sofrimento relacionado ao tabaco é extremamente importante”, disse Chioro. Segundo dados do Ministério da Saúde, só no ano passado, o tratamento das doenças relacionados ao cigarro custou R$ 1,4 bilhão ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando contamos as diárias associadas a essas doenças, como acidente vascular cerebral, infarto, as neoplasias de pulmão, boca e laringe, além das doenças respiratórias, como enfisemas, em 2013, foram R$ 1,4 milhão em diárias de internação hospitalar no SUS”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

Segundo Chioro, a política brasileira antifumo, iniciada em 1988, com as advertências sobre os males ocasionados pelo cigarro, depois intensificada com a Lei Antifumo, publicada em 2011, tem reduzido o uso do tabaco no país. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 11,3% dos adultos brasileiros que vivem nas capitais fumam. Em 2006, o índice era 15,7%.

A proporção de adultos que fumam 20 cigarros ou mais em um dia também diminuiu, passando de 4,6% para 3,4% nos últimos oito anos. Com a regulamentação, o governo espera reduzir, até 2021, a menos de 10% o percentual da população de adultos fumantes.

“Queremos baixar a prevalência do tabagismo para um dígito. E estamos no caminho. Com essas medidas que foram tomadas, nossas expectativas é que, mantendo a tendência de queda, em 2021, tenhamos menos de 10% de adultos como tabagistas”, disse Jarbas Barbosa.

O secretário ressaltou a importância das campanhas contra o cigarro, já que aqueles fumantes que deixam a dependência passam a ter uma vida mais saudável e há a queda dos gastos públicos com tratamentos das doenças relacionadas ao tabagismo.

“O efeito do risco de problema cardiovascular é quase imediato quando a pessoa deixa de fumar, começa dias depois que a pessoa cessa o [uso do] cigarro. Por isso, é importante não se considerar o fumante como uma causa perdida. Todo abandono do cigarro traz um benefício individual e ao sistema de saúde”, frisou Barbosa.

Pela regulamentação, o fumante não será alvo da lei, mas os estabelecimentos comerciais serão responsáveis por garantir o cumprimento das normas. “O responsável pelo estabelecimento, se não conseguir fazer o convencimento, deverá chamar a força policial para cumprir a lei”, disse o ministro. Em caso de desrespeito à norma, o estabelecimento pode ser advertido, multado, interditado e até perder a autorização para funcionamento.

As multas variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, dependendo da natureza da infração, que vai variar de leve, grave ou gravíssima ou reincidência. A fiscalização do cumprimento da lei será de responsabilidade das vigilâncias sanitárias dos estados e municípios.

* Com informações da Agência Brasil




Fonte: Ceará News


Ministério Público pede interdição da Cadeia do Crato


O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça da comarca do Crato, Lucas Azevedo e José de Deus Martins, juntamente com a Defensoria Pública Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil, ajuizou, nesta quinta-feira (29), uma ação civil pública contra o Estado do Ceará requerendo a interdição provisória da Cadeia Pública. A medida deveu-se em razão das condições degradantes nas quais os presos daquela unidade estão sendo submetidos, em face dos notórios problemas estruturais e de gestão existentes no estabelecimento prisional.

A ação civil pública foi protocolizada e distribuída para a 2ª Vara Cível da Comarca do Crato, aguardando decisão judicial acerca do pedido de tutela antecipada de interdição provisória da cadeia pública local. O que chamou a atenção de forma negativa foi o fato do prédio da Cadeia Pública do Crato ter menos de dois anos de uso, mas já apresentar problemas estruturais. Dentre estes, merece destaque a falta de condição do esgotamento sanitário do estabelecimento, pois atualmente o esgoto da Cadeia corre “a céu aberto” e contorna a unidade da vivência masculina do estabelecimento prisional, sendo notório o mau cheiro que adentra no interior dos xadrezes da unidade, tornando insalubre a manutenção dos detentos naquela condição.

Além disso, foi mencionado na referida ação que o magistrado responsável pela fiscalização administrativa da Cadeia Pública aponta graves problemas na gestão da unidade prisional realizada pela Secretaria de Justiça do Estado do Ceará. Por isso, o juiz solicitou intervenção federal no Estado do Ceará em razão dos representantes da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará  descumprirem decisões judiciais que determinaram o saneamento das falhas de gestão na unidade do Crato.

Entenda o caso
Na última quarta-feira, dia 28/05/2014, foi realizada uma inspeção extraordinária determinada pelo magistrado responsável pela fiscalização administrativa da Cadeia Pública, inspeção essa que contou com a participação do promotor de Justiça responsável pela fiscalização da Cadeia Pública, de Defensores Públicos e de Advogados representantes da OAB-CE Subseção do Crato.

Na referida inspeção ficaram constatados problemas na unidade prisional que inviabilizam o seu funcionamento, problemas esses que já haviam sido constatados sem inspeções anteriores realizadas pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, inclusive com a extração de fotos do local e gravação de vídeos sobre a situação degradante da Cadeia. Pontualmente, a unidade prisional apresenta os seguintes problemas:

Na área da Segurança: Ausência de cela própria para os presos civis, provisórios e primários em desrespeito ao artigo 84 e parágrafos da Lei de Execução Penal; Superlotação carcerária em virtude da ausência de um número de celas adequadas; Falta de iluminação pública no entorno da Cadeia Pública, bem como deficiência na iluminação interna do Estabelecimento. A Cadeia Pública está localizada em local onde não existe qualquer tipo de iluminação pública nas ruas que circundam o Estabelecimento, o que propicia tentativas de fuga e resgate de presos; Carência de agentes penitenciários; O número reduzido de Policiais Militares para realizar a segurança da unidade e inexistência de um policiamento adequado e ostensivo nas guaritas, as quais, quase na totalidade,  estão em desuso desde a inauguração da unidade, o que já facilitou a fuga de presos. Somente para se ter uma ideia mínima, a Cadeia Local possui seis guaritas que deveriam servir como postos de vigilância para os PMs efetivamente impedirem fugas e evitar a entrada de objetos na Cadeia (drogas, bebida alcoólica, armas brancas e etc.), todavia, em razão do número reduzido de policiais militares na unidade, somente uma guarita está em funcionamento, o que facilita a entrada dos objetos listados.

Na Estrutura física: Estrutura comprometida de parte da unidade prisional, principalmente nas celas ou xadrezes, os quais estão, na ala masculina com as instalações sanitárias comprometidas e com funcionamento comprometido; Tela de proteção que separa a vivência da Diretoria está danificada; Instalações sanitárias, cozinha e rede de esgoto danificadas; Comprometimento da cerâmica que reveste parte das paredes e piso da unidade prisional, notadamente da cozinha, enfermaria e dispensa, inclusive dos corredores que dão acesso a esses lugares; Pouca ventilação na dispensa; As salas de aulas estão sendo utilizadas como celas por conta da superlotação do presídio; O esgoto da vivência masculina está “a céu aberto”, o que pode gerar potencial danos à saúde dos internos; As janelas dos banheiros das alas masculina e feminina do semiaberto não possuem grades, o que possibilita a fuga de presos durante o cumprimento da pena na Cadeia Pública, bem como facilita a entrada de drogas ilícitas, bebida alcoólica, armas brancas, aparelhos celulares e outros, no ambiente das alas destinadas ao cumprimento da pena em regime semiaberto.

* Com informações do  MP/CE



Fonte: Ceará News


Morte misteriosa de três mulheres em Horizonte tem 7 suspeitos


A Polícia Civil identificou, ontem, sete homens suspeitos de terem participado do triplo homicídio ocorrido no Município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que vitimou três mulheres, dentre elas, uma adolescente de 17 anos. Os homens são ex-presidiários e viviam em um abrigo religioso próximo do matagal onde os corpos foram encontrados. Um deles possui "escoriações compatíveis com marca de unha", de acordo com a Polícia.

Os três corpos foram encontrados dentro de um matagal com cortes e hematomas, principalmente no pescoço, na noite de quinta-feira (29). As lesões foram feitas por objeto cortante, provavelmente faca ou pedra

Suspeitos ouvidos
Durante toda a tarde de ontem, a Polícia interrogou os suspeitos, que foram levados à Delegacia Municipal da cidade. Os sete homens foram encaminhados para a Perícia Forense à noite, para a realização de exames e coleta de material genético, mas até o fechamento desta edição, não haviam sido oficialmente presos pelo crime.

As vítimas foram identificadas como Cristieli Costa de Sousa, de 17 anos; Maria Janaína dos Santos Nunes, 18; e Márcia dos Santos Alves, de 35 anos.

De acordo com informações de familiares, as três mulheres trabalhavam em um estabelecimento que funcionava como funerária e ótica, naquele município. Na tarde de quinta-feira, elas demoraram a retornar para casa e as famílias denunciaram o desaparecimento à Polícia.

"Por volta de 21 horas nós procuramos a Polícia e algum tempo depois já fomos informados que elas tinham sido achadas mortas", disse o pai de uma das vítimas. Nenhuma das mulheres tinha inimigos declarados ou envolvimento com crimes, segundo populares. O capitão Jota Júnior, da 5ª Cia do 1ºBPM (Horizonte), disse que há sinais que houve uma luta corporal dentro do matagal, que sugere que elas tenham tentado se defender dos agressores. "Todas estavam muito machucadas, com sinais de que tinham sido espancadas. Nas três estavam nítidos cortes no pescoço. Os corpos estavam vestidos e, aparentemente, não havia sinais de violência sexual, mas só a perícia poderá afirmar isto com certeza", declarou.

Jota Júnior disse, ainda, que as mortes provavelmente aconteceram no local. "Ainda chegou a ser ventilado que os corpos só foram desovados aqui, mas não. Há indícios de que elas foram executadas neste local ermo e de difícil acesso", concluiu.

Fonte: Diário do Nordeste





Homem É Preso Com 41 Litros De Whisky Falsificado Em Limoeiro do Norte-CE


Nesta quinta-feira, 29, por volta das 09h40min, no bairro do Bom Nome, periferia, foi preso Leonel Itamar Da Silva, 38 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que durante uma abordagem policial, foi flagrado no porta mala de seu veículo, um Fiat Pálio de cor branca, placas HZA-3426, 41(quarenta e um) litros de whisky falsificados, sendo 31(trinta e um) litros de Red Label, 07(sete) litros de Black White e 03(três) litros de Old Parr, O suspeito juntamente com o material apreendido, foi apresentado na DPC local para as providências cabíveis.
Por Limoeiro Plantão Polícial



PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM ARACATI



Nesta sexta-feira, 30, por volta das 10h20min, na Rua Salgado Filho, bairro Várzea da Matriz, foi preso  Lucitônio Marques Dos Santos, 33 anos, ele que  ao perceber a presença da Polícia, se desfez da “Droga” que trazia consigo, sendo encontrada 15(quinze) gramas de crack, e o infrator conduzido a DPC para os procedimentos cabíveis.
PLANTÃO Policial


ACIDENTE COM VITIMA LESIONADA EM LIMOEIRO DO NORTE



Nesta sexta-feira, 30, por volta de 16h, na Rua José Ferreira Sombra, bairro Luis Alves de Freiras,  a pessoa de Carlos Alberto Chagas Silva, 53 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, trafegava  numa moto Dream 100cc, de cor azul, de placa HVW-1893, quando  se chocou contra um muro, ao tentar desviar de um transeunte, segundo populares que presenciaram o fato. A vítima foi socorrida ao Hospital local onde foi medicado e encontra-se em observação.
Plantão Policial


ROUBO A PESSOA EM COMÉRCIO DE LIMOEIRO DO NORTE


Nesta sexta-feira, 30, por volta de 13h30min, na rua Dr. Gaspar de Oliveira, bairro Santa Luzia, 02 (dois) indivíduos numa moto de cor vermelha, sem capacetes e armados de pistola, anunciaram um roubo à senhora Vera Lúcia Oliveira Silva Santiago, 50 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, proprietária do Comércio FRAN Bebidas, levando da mesma, 01 (um) Relógio de pulso, 01 (uma) câmera fotográfica e 01(um) litro de Wisque. Após o roubo, os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado.  
  Plantão Policial 


ARROMBAMENTO A RESIDÊNCIA EM LIMOEIRO DO NORTE


Nesta sexta-feira, 30,  por volta de 11h10min, compareceu ao Quartel da PM,  a Sra. Maria Nena De Castro Filha, 46 anos, natural de Morada Nova-CE, residente na Rua Valderez Gurgel, centro de Limoeiro do Norte-CE, informando que ao chegar do seu trabalho que fica em outra cidade, onde passa a semana inteira, encontrou o portão e a porta de sua residência com 02 (dois) cadeados embutidos, arrombados, e ao entrar constatou que havia sido furtado: 01 (uma) TV LCD de 28”(polegadas), 01(um) computador (tela,estabilizador e CPU), 01(um) Notebook, 01(um) botijão de Gás e 01(um) forno de micro-ondas, bem como algumas roupas. O fato foi comunicado a Polícia, que realiza diligências na tentativa de chegar a prisão de suspeitos do furto, ainda não identificados. 
Plantão Policial .

   

ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMA LESIONADA EM JAGUARUANA



Nesta sexta-feira, 30, por volta das 13h30min, na CE 263,  Wanderley Ítalo Da Silva Ferreira, 20 anos, natural de Jaguaruana-CE, trafegava em sua  motocicleta Honda/CG 150 Titan KS, de cor vermelha, de placa HYS-2069, quando foi colhido por um veículo Fiat Palio, de cor branca, de placas OSV 9644, cujo condutor não foi identificado, porque se evadiu do local da ocorrência. O motoqueiro, vitima do acidente,  foi socorrido por uma ambulância do município para o hospital local e, em seguida para Aracati, de onde foi transferido para o IJF Fortaleza-CE, com traumatismo craniano, fratura no fêmur esquerdo e fratura no braço direito.
Plantão Policial


FURTO DE MOTO EM RUSSAS


Nesta sexta-feira, 30,  por volta das 21h40min, compareceu a Sede do Quartel do 1º BPM, MARIA Imaculada Da Costa Oliveira, 24 anos, natural de Russas-CE, informando que por volta das 20h30min, na Rua Padre Alípio, no bairro Catumbela, estacionou sua motocicleta Honda C 100 Biz de cor preta, de placa HXI 0313, e ao retornar por volta das 21h10min, o veículo não se encontrava mais no local, sendo constatado o furto da moto. PMs se encontram em diligências no sentido de recuperar o veículo furtado, ainda não localizado.
PlatãoPolicial





MENOR APREENDIDO DE POSSE DE ARMA DE FOGO EM RUSSAS



 Nesta sexta-feira, 30, por volta das 21h, na Avenida Maria Ramalho, centro, durante uma abordagem policial,  foram apreendidos os menores: V M L B R, 14 anos, natural de Russas-CE, e F S L, 14 anos, natural de Jaguaribe-CE. Com eles, a policia apreendeu um revólver cal. 32, com 6 cartuchos, sendo 5 picotados e 1 intacto. Os menores infratores foram conduzidos a DRPC e em seguida acompanhados de suas mães foram apresentados na DPC de Tabuleiro do Norte(plantonista) para os devidos procedimentos da Lei.
PLANTÃO POLICIAL




Mais 2 policiais são presos suspeitos na morte de adolescentes na Índia



A polícia confirmou neste sábado (31) a prisão de dois homens que estariam envolvidos no estupro e enforcamento de duas adolescentes da casta considerada de intocáveis, os dalits, no norte da Índia. Até agora, cinco suspeitos foram detidos e outros dois continuam foragidos.
O superintendente da polícia local, Atul Kumar Saxena, disse à agência indiana 'PTI' que as prisões ocorreram durante a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, no horário local. Ainda segundo o oficial, assim como os outros suspeitos que já haviam sido detidos, a dupla presa é da casta Yadav.


As jovens tinham sido raptadas por um terceiro policial, Awadhesh, e dois de seus irmãos – Pappu e Urvesh –, que foram presos e acusados de assassinato e estupro. "O papel da polícia em todo o caso é suspeito. Se os policiais tivessem atuado a tempo as meninas estariam vivas. Estavam conluiados com os acusados", acusou o pai de uma das vítimas ao 'PTI'.

"Somos tão pobres que não esperamos que se faça justiça. A polícia nos pressionou para que mudemos nossas declarações sobre o crime", disse ao canal local 'NDTV' um vizinho de uma das vítimas.
A família das adolescentes pediu uma investigação independente, por não confiarem no chefe do governo regional, Akhilesh Yadav, que pertence à mesma casta dos acusados.
Akhilesh, por sua vez, ordenou que se faça um "julgamento rápido" contra todos os detidos e que os parentes das vítimas sejam protegidos e indenizados com 500 mil rúpias (quase US$ 15 mil).
Segundo o 'Indian Express', os altos comandantes da polícia de Uttar Pradesh admitiram a "grave negligência" no caso.
fonte G1