-->

domingo, 1 de dezembro de 2024

13 municípios do Sertão Central estão em situação de emergência por seca ou estiagem

 

Localidade atingida por estiagem. (Foto: Divulgação/EBC)

Região Central: Dos 13 municípios do Sertão Central, 13 estão em situação de emergência decretada em função da estiagem ou da seca. A informação foi confirmada ao Revista Central pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), com base nos dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

São eles: Boa Viagem, Choró, Canindé, Caridade, Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Madalena, Milhã, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Solonópole.

De acordo com o MDR, o Ceará tem, atualmente, 27 municípios com reconhecimento vigente por situação de emergência. Deste total, 24 são por estiagem enquanto três são por consequência da seca.

Quixadá decretou emergência em função da estiagem no último dia 10 de setembro. Duas semanas depois, o MDR publicou portaria que reconhecia a situação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e segue válida até o dia nove de março do ano de 2025.

Cidades com o reconhecimento federal de situação de eAmergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Em alguns casos, os gastos municipais de cidades em situação de emergência, podem ocorrer sem a necessidade de licitação.