Fortaleza/CE, 23 de setembro de 2024 - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu mais um passo na modernização dos seus serviços ao implementar uma nova modalidade digital para identificação de motoristas infratores. Com essa ferramenta, os proprietários de veículos agora podem indicar o responsável por infrações de trânsito de maneira totalmente online, utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A novidade elimina a necessidade de comparecimento presencial nas unidades da PRF ou o uso dos Correios, agilizando o processo. A PRF destaca que a análise das indicações agora é feita de forma automática o que reduz o risco de erros e aumenta a eficiência no processamento das informações.
O sistema de transferência de infrações foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A modernização da plataforma de gestão de infrações da PRF, aliada ao compartilhamento de dados com essa ferramenta, permite que a indicação do condutor infrator seja feita diretamente pelo celular.
Segundo o Serpro, o serviço já é utilizado por outras 13 entidades federais e estaduais, com cerca de 700 proprietários de veículos acessando a funcionalidade diariamente para autuações emitidas pela PRF. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizadas mais de 260 mil indicações de condutores em todo o país.
A divulgação oficial da nova plataforma foi feita durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, na sede da PRF, em Brasília, evento que teve como finalidade conscientizar a população sobre a importância de comportamentos seguros nas vias brasileiras.