30/09/2024 - por Monolitos Post
A cidade de Quixadá está de luto e perde nesta segunda-feira (30), aquele que é considerado por muitos como um dos, senão o maior benfeitor da história do município. Faleceu aos 94 anos de idade, o Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adelio Tomasin.
O religioso já vinha enfrentando inúmeros problemas de saúde, chegando a permanecer internado no Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, hospital que foi uma de suas grandes benfeitorias.
Além da Maternidade, Dom Adelio revolucionário a cidade de Quixadá com outras grandes obras como o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Rádio Cultura de Quixadá, o Remanso da Paz, a Escola Rainha da Paz, além de 3 instituições de ensino superior que formaram inúmeros profissionais. A antiga Faculdade Católica Rainha do Sertão (Hoje UniCatolica), a Faculdade Cisne e a mais recente delas, a Faculdade Dom Adelio Tomasin – FADAT.
Novas informações sobre a morte do Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, você terá ao longo do dia no Sistema Monólitos de Comunicação.
Corpo de Dom Adélio será velado na Catedral de Quixadá e sepultado no Santuário Imaculada Rainha do Sertão; confira ritual
A Diocese de Quixadá divulgou de forma oficial a programação das últimas homenagens que serão prestadas a Dom Adélio Tomasim, bem como informações sobre o velório e sepultamento do Bispo Emérito de Quixadá que faleceu aos 94 anos de idade nesta segunda-feira (30) no Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, onde estava internado.
O corpo de Dom Adélio começará a ser velado a partir das 15h dessa segunda-feira (30) em uma celebração privada ao clero, religiosos e seminaristas na Capela do Remanso da Paz. As 16h acontece o translado do corpo do religioso até a Igreja Matriz de Jesus Maria e José, no Centro de Quixadá, onde o velório será aberto ao público e permanecerá durante toda a madrugada e o dia de amanhã. Na Igreja Catedral serão celebradas 8 missas, a primeira delas às 18h dessa segunda-feira (30) e a última delas às 16h de terça-feira (1º) que será a Missa Exequial.
Após a Missa Exequial, o corpo do Bispo Emérito de Quixadá seguirá até o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, onde será sepultado em cerimônia prevista para acontecer às 17h30min dessa terça-feira (1º.).
As últimas homenagens a Dom Adélio deverão reunir milhares de pessoas tanto de Quixadá como de outros municípios da região, além de autoridades diversas.
Confira abaixo a programação completa dos ritos de velório e sepultamento de Dom Adélio Tomasin.
30 de setembro
15h Celebração Privada ao clero, religiosos e seminaristas – Capela do Remanso
16h Translado para Catedral – Todos os fiéis
17h30 Vésperas
18h00 1ª Missa
19h00 Homenagens
19h30 Terço
20h00 2ª Missa
21h00 Homenagens
21h30 Terço
22h00 3ª Missa
23h00 Homenagens
23h30 Ofício da Imaculada Conceição
01 de outubro
00h00 4ª Missa
01h00 – 05h00 Vigília
05h00 – Ofício de Leituras
06h00 – 5ª Missa
07h00 – Homenagens
07h30 – Laudes
08h00 – 6ª Missa
09h00 – Homenagens
09h30 – Terço
10h00 – 7ª Missa
11h00 – Homenagens
11h30 – Hora Média
12h00 – 8ª Missa
13h00 – Homenagens
14h00 – Oração do Terço
15h00 – Hora Média
16h00 – Missa Exequial
17h30 – Translado e sepultamento – Santuário
Presidente do CDL sugere o fechamento do comércio de Quixadá durante parte dessa terça-feira (1º) em homenagem a Dom Adélio
A Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL através de ser Presidente Carmélio Maia se manifestou no final da manhã dessa segunda-feira (30) acerca do falecimento do Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin.
Em nota divulgada através das redes sociais, o Presidente do CDL sugeriu o fechamento do comércio de Quixadá a partir de 12h dessa terça-feira (1º), possibilitando que a população e trabalhadores do comércio local possam despedir-se e participar das últimas homenagens ao maior benfeitor da história do município.
“Diante desse momento de luto coletivo, o fechamento dos estabelecimentos comerciais seria uma forma simbólica de homenagem e reconhecimento pelos anos de dedicação e serviço à nossa cidade. Tal ação demonstra nosso respeito à família do Bispo, aos fiéis e a comunidade em geral”, diz parte da nota divulgada.
“O Bispo Dom Adélio foi uma figura de grande importância para a comunidade, deixando um legado de fé, solidariedade e liderança espiritual, reconhecida por todos”, diz a nota em outros trecho.
A decisão sobre o fechamento ou não do comércio nesta terça-feira (1º) no entanto ficará a cargo de cada comerciante e deverá ser discutida com seus funcionários de maneira individual.