A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou ontem (22), no CRAS COF (Várzea Alegre), a solenidade de entrega de certificados aos concludentes do Curso de Masseiro do Programa Criando Oportunidades e dos jovens das turmas Jovem Bolsista do Programa Primero Passo do Governo do Estado do Ceará

Ao todo 20 pessoas concluíram o Curso de Masseiro, que foi realizado durante 25 dias com carga horária de 100h/a. Participaram do curso mulheres chefes de família cadastradas no CADÚNICO, trabalhadores(as) sem ocupação e desempregados, pessoas que trabalham em condição de autônoma e por conta própria, jovens acima de 16 anos e segmentos especiais (pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas sócio-educativas e LGBTT). Além do certificado, os concludentes receberam também Kits do Programa Criando Oportunidade.

O Programa Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda, articulado com outras políticas públicas na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mundo do trabalho. Por meio deste Programa, além do Curso de Masseiro, em 2022 o Município realizou o Curso de Manicure.

Jovem Bolsista

Ao todo 45 jovens receberam certificados de conclusão das turmas da linha de ação Jovem Bolsista 2022 dos cursos de Vendedor de Comércio e Assistente Administrativo.

O Programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que atua em todo o Ceará, em parceria com as prefeituras municipais, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. O Primeiro Passo atende a um público entre 15 e 29 anos e atua nas linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista. O município de Russas é beneficiado com as três linhas.

O Jovem Bolsista é a linha a qual os jovens fazem um curso de qualificação profissional, com carga horária de 240 horas e recebem uma bolsa de R$ 345,00 paga pelo Governo do Estado.