-->

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Bancada do PT quer homenagear urnas eletrônicas em nome da "democracia"

 DOMINGO, ABRIL 09, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Parlamentares da bancada do PT na Câmara dos Deputados querem realizar uma sessão solene para homenagear os “desenvolvedores e apoiadores” das urnas eletrônicas. A informação é do jornal Metrópoles.

Os deputados Alencar Santana (PT-SP) e o líder do partido na Casa, Zeca Dirceu (PT-PR) foram os responsáveis por protocolar a proposta para realização da sessão solene. Na justificativa, os petistas argumentam que os apoiadores e desenvolvedores da urna “contribuíram para o fortalecimento da nossa democracia”.

“O sistema informatizado de voto no Brasil, com a utilização da urna eletrônica, tem sido alvo de críticas, fake news e desinformação, ao longo do tempo. Após as eleições de 2018, os ataques à utilização da urna eletrônica se intensificaram. A utilização da urna eletrônica, segura e auditável, foi colocada em dúvida até mesmo pelo presidente da República”, afirmaram os parlamentares no pedido.

Entre os nomes que também seriam homenageados por participar do desenvolvimento e implementação das urnas eletrônicas estão o ministro do STF Gilmar Mendes, e o ex-ministro Carlos Velloso, que comandou o TSE na época do início do voto eletrônico.
Relatório aponta nas urnas eletrônicas

No início do ano, o Partido Liberal (PL), sigla do presidente Jair Bolsonaro pediu ao TSE que invalidasse os votos de cinco modelos de urnas eletrônicas: 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Segundo a legenda, foram encontradas irregularidades nos logs dos equipamentos. Desse modo, somente as urnas do modelo 2020 seriam confiáveis, de acordo com o PL.

Créditos: Revista Oeste