Os resultados do SAEB 2021 e do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021, foram apresentados no dia 16 de setembro de 2022, mostrando os indicadores da Educação Básica em todo o país.
A cidade de Russas, mesmo com aulas de forma remota e com todos os obstáculos devido a pandemia da Covid-19, alcançou na Edição de 2021 nos Anos Iniciais 6,1, superando a meta projetada para o Município nesta etapa que era 5,6 . Nos Anos Finais, o município de Russas alcançou no IDEB 2021 5,8 superando a meta municipal projetada para esta etapa em 2021 que era 5,0 .
O IDEB indica a proficiência média alcançada no SAEB (Prova Brasil), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, associada às taxas de aprovação nos Anos Iniciais (1º ao 5º anos), Anos Finais (6º ao 9º anos) e Ensino Médio.
Desde 2005, como forma de pactuar um compromisso de Todos pela Educação, foram projetadas metas a serem alcançadas por todos os estados, municípios e escolas, numa linha de projeções que teve início em 2005 e conclusão em 2021, em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil. Todos buscaram atingir e superar as metas projetadas. As aferições no decorrer do processo indicaram as políticas públicas para a melhoria da Educação no país.
A Edição 2021 trouxe a realidade pós-pandemia, visto que a Avaliação do SAEB, que acontece por meio da Prova Brasil, avalia a cada dois anos, de forma censitária, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.
No período de 2020 e 2021, o ensino aconteceu, na quase totalidade do tempo, de forma remota ou híbrida. O reflexo destes modelos de ensino, necessários em decorrência do isolamento social imposto pelo contexto pandêmico, trouxe relevantes consequências à aprendizagem e grandes desafios à Educação. No entanto, mesmo diante de tantas dificuldades e desafios, Russas superou as metas projetadas para o Município, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, na edição 2021 da Avaliação.
Em meio a todos os desafios impostos pelo contexto pandêmico da Covid- 19, envolvendo dimensões plurais, como a crise sanitária, social, econômica, o desafio de ensinar fez aflorar a criatividade para as aulas remotas, fortalecer a dedicação e o compromisso com uma educação de qualidade, com equidade. Os esforços conjuntos, os investimentos para as adequações necessárias ao retorno presencial e a responsabilidade nas ações, asseguraram a superação das metas projetadas, apesar do contexto ímpar na história da Educação. Continuamos com o compromisso de transformar a educação de Russas.