-->

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Russas sedia Conferência Regional de Políticas sobre Drogas

 

O município de Russas sedia nesta quarta-feira (20) a Conferência Regional de Políticas sobre Drogas da Macroregião de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe. O evento acontece no auditório da Crede 10, com realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, juntamente com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, em parceria com a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.

Essa é a 3ª, das cinco conferências regionais, que serão realizadas pelo Governo do Estado como etapas preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas, que acontecerá no dia 19 de maio, em Fortaleza.  Russas foi escolhida para sediar o evento devido ter um Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas ativo e atuante.

A conferência conta com a participação de representantes da Gestão Pública, sociedade civil, movimentos sociais e coletivos de usuários. O objetivo do evento é promover ampla discussão sobre temáticas relevantes para o fortalecimento das políticas sobre drogas.

Durante o encontro são trabalhados quatro importantes eixos de discussão de políticas sobre drogas: Prevenção; Cuidado e Reinserção Social; Educação Permanente, Estudos e Pesquisa; e Controle Social e Redução da Oferta. De cada eixo serão eleitos 04 delegados, totalizando 16, sendo 08 representantes da Gestão e 08 da Sociedade Civil, que irão representar suas respectivas instituições na Conferencia Estadual.

A mesa de abertura esteve composta pelo Prefeito, Sávio Gurgel; primeira dama, Adryana Santiago; Técnica da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas e Secretária Executiva do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra; secretária municipal do trabalho e assistência social, Rita Silva; presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Marcos Antônio; conselheiro estadual de políticas sobre drogas, Ricardo Firmino; Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Gerffeson de Sousa; entre outros.

Para as autoridades as políticas sobre drogas são muito complexas e necessitam da união de todos os órgãos para que realmente aconteçam. “É uma política transversal que requer o envolvimento de todas as instituições para que ela realmente consiga ser executada”. Destacou a técnica Aline Bezerra.

Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas

Paralelo a Conferência, a cidade de Russas recebe também a Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas, com uma equipe multiprofissional que disponibiliza serviços de abordagem, escuta qualificada, entrega de insumos e encaminhamentos para a rede de atenção do Município. A ação contempla pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com problemas relacionados ao uso de drogas. A Unidade está estacionada na Avenida Cônego Agostinho, próximo ao Mercado Novo, e atenderá por todo o dia desta quarta-feira (20).