Após a adesão ao Selo Unicef edição 2021-2024, a cidade de Russas segue firme rumo a certificação com a realização do 1° Fórum Comunitário. O evento aconteceu nesta terça-feira (22) no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), com transmissão pelo canal oficial da Prefeitura no You Tube. A realização foi da Prefeitura, por meio da Secretaria do trabalho e Assistência Social (SETAS) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA. Durante o evento foram adotadas todas as medidas preventivas contra Covid-19.
A mesa de abertura esteve composta pelo prefeito de Russas, Sávio Gurgel; primeira dama e madrinha do Selo, Adryana Santiago; secretária da assistência social, Rita Silva; presidente do CMDDCA, Ana Paula; articuladora municipal do Selo, Sibelly Sousa; e os adolescentes Yasmim Eyshila e Miguel Oliveira, representando o NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes).
A articuladora do Selo, Sibelly Sousa, agradeceu a presença de todos, e destacou que a Secretaria do Trabalho é a pasta responsável pela iniciativa, mas que as ações do Selo acontecem de forma Intersetorial em parceria com as demais secretarias, como Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente. A articuladora ressaltou a importância do Fórum. “Hoje, estamos aqui, muito felizes, em recebe-los, vamos ter um dia inteiro para discutirmos ações voltadas para crianças e adolescentes”. Ela falou ainda sobre a importância da adesão ao Selo. “O Município ao aderir ao Selo Unicef, o Gestor assume o compromisso em potencializar, em fortalecer as ações voltadas para crianças e adolescentes”. Disse Sibelly.
A madrinha do Selo Unicef, a primeira dama Adrryana Santiago, destacou que a conquista do Selo depende de um trabalho conjunto. “É com a ajuda do trabalho em equipe que a gente vai conquistar o Selo e trazer para crianças e adolescentes todos os projetos necessários para dar uma melhor qualidade de vida a essa população. Conquistar o Selo é abrir portas para parcerias e projetos em benefício da melhoria de vida dessas pessoas”. Pontuou.
O prefeito Sávio Gurgel destacou a importância do trabalho conjunto para a promoção de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, e que essas ações garantem um futuro melhor para o Município. “É importante ter esse engajamento entre as secretarias e priorizar políticas públicas para nossas crianças e adolescentes, porque a base de tudo para o sucesso futuro de um município melhor é dar todo apoio as crianças e adolescentes, principalmente as que estão menos assistidas, estão nas periferias e precisam de todo amparo”. Ele finalizou desejando um ótimo fórum a todos. “Que tenhamos um dia produtivo em prol das nossas crianças e adolescentes para termos um Selo Unicef com excelência”. Disse o Gestor.
Sobre o 1º Fórum Comunitário
O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF, visto que, é um momento em que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas a melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos.
É também durante o Fórum que é definido e aprovado, de forma coletiva, o Plano de Ação, que norteará os trabalhos do Município ao longo desta edição do Selo (2021-2024), no sentido de ampliar o acesso e a qualidade dos serviços públicos e melhorar os resultados dos indicadores municipais de atendimento às crianças e adolescentes.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.
Comissão Intersetorial
As ações e metas para a conquista do Selo são trabalhadas durante quatro anos. O planejamento e organização dessas atividades são realizados pela Comissão Intersetorial composta de representantes das secretarias municipais e segmentos sociais do Município. A coordenação dos trabalhos são da Articuladora Municipal do Selo e Secretaria do Trabalho e Assistência Social.