-->

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Vídeo: Micareta de Russas, Pré-Carnaval e Carnaval cancelados no Ceará com decreto de Camilo Santana

 Na noite desta quarta-feira (5), o governador Camilo Santana (PT) e o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, anunciaram mudanças no decreto do Ceará. A decisão foi tomada após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, realizada durante a tarde. As novas medidas serão publicadas ainda nesta quarta em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) e valerão já a partir desta quinta-feira (6).

Tocador de vídeo
00:00
02:10

 

De acordo com o governador, no novo decreto festas de Carnaval e Pré-Carnaval estão suspensas em todo o Ceará. Além disso, eventos sociais — tais como aniversários, casamentos e formaturas — terão capacidade máxima de 250 pessoas em locais fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. Anteriormente, o decreto liberava 2.500 e 5.000 pessoas para locais fechados e abertos, respectivamente. A mudança valerá, inicialmente, durante 30 dias.

“E todos os eventos deverão cumprir todos os protocolos sanitários, incluindo a cobrança do passaporte de vacinação”, afirmou Camilo, reforçando a importância da vacinação. “Os casos das pessoas que têm contraído Covid que estão vacinadas os sintomas, geralmente, são leves. A grande maioria das pessoas que estão sendo internadas ou que estão precisando de unidades hospitalares ou de enfermarias ou UTIs são pessoas que não se vacinaram, que não tomaram a segunda dose ou que não tomaram a terceira dose, a dose de reforço”, disse.

Com isso, uma micareta que seria realizada em Russas, no Vale do Jaguaribe, está cancelada por força do decreto estadual. Marcada para os próximos dias 14, 15 e 16 de janeiro, o evento era visto com preocupação por conta do real potencial de aumentar os casos de Covid-19. A micareta tinha a expectativa de aglomerar milhares de pessoas de diversos estados do Brasil. Se não bastasse, dentre os organizadores, o evento estava sendo promovido pelo vereador Rodrigo Bandeira (Cidadania).