-->

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Camilo Santana reduz capacidade de estádios e recomenda adiar volta às aulas para crianças

 Na tarde sexta-feira (14), governador Camilo Santana anunciou as mudanças no decreto estadual de enfrentamento a Covid-19. Dentre as novidades, o gestor recomendou que as escolas cearenses com alunos de até 11 anos, com início do ano letivo previsto para a próxima segunda-feira (17), adiem o começo das aulas por 15 dias. Além disso, o chefe do Executivo estadual reduziu a capacidade de estádios para 30% até o dia 5 de fevereiro. Ele ainda informou que o uso de máscara N95 será obrigatório para trabalhadores de estabelecimentos como farmácias, escolas e supermercados.

Camilo disse que o período de 15 dias estipulado para as escolas é para que haja uma melhor avaliação do cenário epidemiológico, em razão da alta transmissão da variante ômicron. “Isso porque esse é um público ainda não vacinado, que já vamos iniciar a vacinação amanhã (15), e nos dar tempo, uma maior segurança para que essas crianças possam estar presencialmente nas escolas”, justificou o governador. “E que as escolas tomem essa decisão compartilhada com os pais dos alunos e das crianças cearenses”, recomendou.

Sobre sua determinação de colocar a obrigatoriedade do uso de máscaras do tipo N95 ou similares nos atendimentos de farmácias, supermercados, escolas e outros estabelecimentos, Camilo disse que ocorre “devido ao alto poder de contágio dessa onda”. “Os estudos mostraram que a máscara N95 consegue proteger significativamente a transmissão dessa variante que, repito, é muito transmissível. É uma obrigatoriedade que o comitê decidiu para proteger o trabalhador e a população”, explicou o gestor estadual.

Além disso, o governador anunciou a diminuição de público máximo permitido nos estádios de futebol, que só vão poder acolher até 30% da capacidade máxima até o dia 5 de fevereiro. Camilo aproveitou para lembrar que a data é o prazo estabelecido também para a redução de público dos eventos.