Domingo (5), no Ceará em dois municípios ocorreram Eleições Suplementares, em Viçosa do Ceará no Cariri e em Barro.
BARRO-CE TEM NOVO PREFEITO
Dois candidatos ficaram a disposição da escolha do povo, Vanda (PSD) e Dr. George (MDB), no total 12.550 pessoas foram as urnas e elegeram Dr. George com 6.886 votos (56,92%), Vanda recebeu 5.211 votos (43,08%).
DADOS
- 12.097 · 96,39% Votos a candidatos concorrentes
- 129 · 1,03% Brancos
- 324 · 2,58% Nulos
- 0 · 0,00% Anulados e apurados em separado
ENTENDA A NOVA ELEIÇÃO
Eleita em 2020 para a Prefeitura de Barro, a chapa formada por José Marquinélio Tavares (PSD) e José Vanderval Feitosa (PSD) teve o diploma cassado pelo TRE-CE em agosto deste ano.
A decisão confirmou a cassação, em primeira instância, por abuso de poder econômico e fraude em contratações durante a campanha para o pleito municipal. Ambos também ficaram inelegíveis por oito anos.
O Tribunal entendeu que José Marquinélio Tavares, que tentava a reeleição, usou das regras estabelecidas por conta da pandemia de Covid-19 para se beneficiar na campanha eleitoral. Ele contratou emergencialmente mais de 150 servidores temporários, dentre os quais vigilantes, motoristas e auxiliares de serviços gerais.
O relator da ação, juiz George Marmelstein argumentou que estas contratações “através de indicação política de aliados, sem a observância mínima de pré-requisitos, sem publicidade no chamamento e repleta de vícios, teve como principal objetivo cooptar votos para os gestores do município, candidatos à reeleição”.
CAMPANHA ELEITORAL MENOR
Com a cassação, a presidente da Câmara Municipal da cidade, Vanda (PSD), – que agora concorre à Prefeitura – foi empossada como prefeita interina até o resultado das eleições suplementares. Na vice, está o atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Koringa (PSD).