-->

segunda-feira, 22 de março de 2021

‘Hora de Arar’ irá beneficiar 2 mil agricultores de Russas

 

Prefeito Sávio Gurgel lança projeto ‘Hora de Arar’, no dia de São José. A data tem valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. Foto: Rodrigo Torres.

 

Lançado no dia de São José, 19 de março, o Programa Hora de Arar irá beneficiar os pequenos agricultores do município com uma hora de trator parar o corte de terra. Ao todo, serão 2.000 horas, divididas entre as associações comunitárias da zona rural.

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). De acordo com o secretário da pasta, Júnior Martins, a prefeitura está buscando as associações que possuem trator para fazer o contrato com a empresa ganhadora da licitação.

“Já iniciamos no dia de São José o corte em algumas comunidades, aonde os tratores já foram negociados e são duas mil horas. O município vai atender duas mil famílias”, destacou Junior Martins.

A data tem um valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. Segundo a crença popular, se chove no dia de São José, a quadra chuvosa terá boas chuvas.

O Programa ‘Hora de Arar’ foi lançado no dia 19 de março, dia de São José, nos assentamentos Croatá/Jadaíra no Distrito de Lagoa Grande. Fotos: Rodrigo Torres.

Para o prefeito Sávio Gurgel, o trabalho é de grande importância para que os pequenos agricultores possam ter apoio, especialmente no período da quadra invernosa. “Estamos empenhados para destinar duas mil horas para todo agricultor do nosso município para que nós tenhamos uma agricultura sustentável e dar oportunidade a esse homem do campo que tanto precisa de apoio.” Destacou o prefeito.

O Hora de Arar também tem o objetivo de incentivar o pequeno agricultor, que não tem condições financeiras, de pagar uma hora de trator pra que ele prepare o solo pra que seja plantado durante a quadra invernosa.

Os agricultores que desejam o benefício precisam buscas o presidente da associação comunitária onde reside, para ter mais informações sobre o benefício.