-->

segunda-feira, 1 de março de 2021

Russas já aplicou 2.397 doses de vacinas contra Covid-19*


Agentes Comunitários de Saúde (ACM) já estão recebendo a 2ª dose da vacina Coronavac/Sinovac. Fotos: Elle Freitas

 

Até as 11h desta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), já aplicou 2.397 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 1.873 aplicadas em primeiras doses e outros 524 nas segundas doses da vacinação. As vacinas seguirão sendo aplicadas na próxima segunda-feira (01).

As últimas doses que chegaram ao município na última quinta-feira (25), quando foram recebidas 780 novas doses que serão destinadas para dar continuidade as primeiras doses da Primeira Etapa do Plano Nacional de Vacinação, sendo 150 doses da Coronavac/Sinovac, destinadas a vacinar os profissionais de saúde e 630 doses da Oxford/Astrazeneca, para vacinar os idosos acima de 75 anos. Ao todo, o município já recebeu, 3.390 doses de vacinas sendo 2.530 para as primeiras doses e 860 doses para as segundas.

Intervalo

A vacina Coronavac/Sinovac é administrada em duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas, já a vacina AstraZeneca/Oxford, também administrada em duas doses, tem o intervalo de doze semanas para o reforço da vacina. Até o momento, apenas 524 pessoas que tomaram as duas doses da Coronavac/Sinovac, estão imunizadas contra a Covid-19.

Grupos Prioritários

A vacinação contra Covid-19 segue uma ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização, divididos em quatro fases:

Primeira fase: trabalhadores da saúde, Idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);
Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Meta de Vacinação

Segundo a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Lana Michelle, a meta de vacinação é formulada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para o município de Russas, com base nos dados do município. O público da 1ª Fase, seguirá da seguinte forma:

– Profissionais de saúde: a meta é imunizar 1.815 profissionais; 1.209 já tomaram a 1ª dose e 504 tomaram a 2ª dose;
– Idosos acima de 75 anos: a meta é imunizar 2.712; 640 tomaram a primeira dose;
– Idosos institucionalizados: a meta é imunizar 25; 24 tomaram a 1ª dose; e 23 tomaram a segunda dose.

*ERRATA: Informamos que, devido a um ERRO na contagem das doses aplicadas, o número divulgado na última sexta-feira, 26 de fevereiro, foi atualizado nesta segunda-feira 1 de março, às 17h30min. Pedimos desculpas pelo ERRO e reforçamos nosso compromisso com a TRANSPARÊNCIA e a INFORMAÇÃO.