-->

sábado, 9 de janeiro de 2021

'Profetas da chuva' nos Inhamuns indicam boas chuvas para o Ceará a partir de fevereiro

Encontro ocorreu de forma online e as previsões seguem tendência de observadores de evento realizado no último dia 6 em Orós.

Por G1 CE

 


Os agricultores conhecidos por" profetas da chuva" se reúnem para apresentar as suas previsões colhidas a partir dos sinais da natureza — Foto: Honório Babosa

Janeiro é o segundo mês de pré-estação que antecede a quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio) e, nesse período, os agricultores conhecidos por" profetas da chuva" se reúnem para apresentar as suas previsões colhidas a partir dos sinais da natureza observados nos últimos três meses. Para este ano, a maioria aponta que as chuvas serão boas e se intensificarão a partir de março.

Na noite desta sexta-feira (8), de forma online, ocorreu o V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, que reuniu cinco agricultores – observadores da natureza, oriundos de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim.

Morador de Tauá, o profeta Valderez de Lima disse que a quadra chuvosa que se aproxima será “boa e segura a partir de março e favorável para a agricultura”. Há 62 anos, que ele se baseia na Estrela D’Alva.

José Roberto é agricultor e mora na comunidade Lustal, na zona rural de Tauá e espera para este ano “muitas chuvas, um grande inverno".

De olho na floração da caatinga, em particular da cajazeira, Everardo de Lemos, também de Tauá, prevê um “inverno bom, mas tardio”. Ele contou que após quatro anos, “a floração neste ano saiu toda por igual e isso é um de um sinal de que teremos um bom inverno”.