Nos próximos anos, o município de Quixeré no Vale do Jagauribe, distante 201,8 km de Fortaleza, deve receber um parque de geração de energia solar de tamanho próximo a 449 campos de futebol. O projeto prevê gerar 915 empregos durante 12 meses previstos para a realização das obras. A iniciativa está em fase de estudos e licenciamento ambiental.
- a priorização em contratar mão de obra local;
- o monitoramento da qualidade da água no entorno;
- o resgate e replantio de espécies vegetais;
- o monitoramento e resgate dos animais durante a construção do parque e nos dois primeiros anos de funcionamento.
O empreendimento será instalado na Fazenda Cerrado e será composto por módulos fotovoltaicos monocristalinos bifaciais organizados em fileiras e agrupamentos de fileiras. As estruturas estão projetadas para ser implantadas em uma poligonal de 449,41 hectares. A área será uma unidade geradora de energia solar fotovoltaica com capacidade nominal até 241 MWp.
O projeto contempla também uma subestação para elevar a tensão da energia gerada (de 34,5kV para 230kV). A energia seguirá por uma linha de transmissão, a ser construída com uma tensão de operação de 230kV, até a subestação Quixeré já existente, de propriedade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
O Parque Solar Cerrado está sendo proposto pela Enel Green Power, empresa parte do Grupo Enel voltada para gerenciar e desenvolver atividades de produção de energia a partir de fontes renováveis. A empresa opera com mais de 1.200 fábricas em todo o mundo.
via O Povo Online