Camilo estará em Limoeiro do Norte e em Tabuleiro do Norte
O Governador Camilo Santana vem ao Vale do Jaguaribe para entregar duas importantes obras. Em Tabuleiro do Norte, o polo metal mecânico será entregue à população. O evento está agendado para as 09:30 hrs da manhã, desta quinta-feira (02/09/2021).
Em seguida, por volta das 11:00 hrs da manhã, Camilo participará da Inauguração de uma Usina Eólica, no município de Limoeiro do Norte, mais precisamente na Chapada do Apodi.
POLO METAL MECÂNICO DE TABULEIRO DO NORTE
Conhecida como a terra dos caminhoneiros e por ter muitas oficinas de caminhão, Tabuleiro do Norte, tem também, uma vocação direcionada para o metal mecânico.
O Polo Metal Mecânico trará desenvolvimento social e econômico, além de gerar empregos para a cadeia produtiva metal mecânica do Ceará. Com área total de 136 mil m², o equipamento recebeu investimentos inicialmente de R$ 9.223.497,65 oriundos de um acordo de empréstimo do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra foi executada pela Secretaria das Cidades e a implantação feita pela Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
A estrutura da obra contempla: sistema de saneamento básico (água e esgoto), sistema energético (iluminação), sistema de combate a incêndio, infraestrutura urbana básica (sistema viário), quadras loteadas para futura implantação de galpões para a cadeia metal mecânica, áreas verdes, bloco administrativo, guarita e estacionamento para carros e caminhões.
O Polo Metal Mecânico surgirá com um papel importante no desenvolvimento da Região, uma vez que será responsável por concentrar e impulsionar a assistência aos serviços automotivos de carga pesada e a produção industrial do setor na fabricação de insumos, como peças, ferramentas, máquinas e equipamentos para os diversos setores produtivos de toda a região, com destaque para fruticultura, extrativismo, laticínio, apicultura e piscicultura.
USINA EÓLICA
Em Limoeiro do Norte está uma das usinas autorizadas pelo ministério das minas e energias para funcionar no estado do Ceará. Segundo os especialistas no assunto, ” Com certeza, muitas outras ainda serão instaladas na mesma área, devido a velocidade dos ventos, um dos fatores principais para a geração de energia eólica.”
Os fortes ventos que sopram no Ceará impulsionaram a instalação de aerogeradores e de usinas de energia eólica, fazendo com que o estado obtivesse a maior produção de energia a partir dessa fonte em todo Brasil. São 19 parques eólicos em operação e mais 50 em fase de projeto ou construção. O início das operações desses parques pode amenizar os efeitos da seca no setor energético, pois é nos meses de escassez de chuvas que sopram os ventos mais fortes. É no período de seca, entre os meses de junho e dezembro, que a geração de energia nas hidrelétricas diminui.
Blog do Rosálio Daniel