A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, em parceria com a UFC-Campus Russas, iniciou na manhã desta segunda-feira (09), no Estação Cidadania, Bairro Várzea Alegre, a entrega de Kits de absorventes da Campanha Dignidade Menstrual alusiva ao dia 28 de maio, considerado o dia internacional da higiene menstrual.

Esse kits contemplarão as adolescentes assistidas pelos CRAS’s do Município. Nesse primeiro momento foram beneficiadas as adolescentes pertencentes as famílias acompanhadas pelo CRAS COF da Várzea Alegre.

A distribuição ocorrerá em mais dois momentos; na terça-feira (10), às 8h, para o público do CRAS BTS do Planalto (Antigo ABC) e na quarta (11), às 8h30min para as jovens do CRAS Rural de Flores.

Ao todo serão distribuídos mais de 600 pacotes de absorventes, divididos por kits compostos em média por 04 pacotes, beneficiando um total em média de 200 adolescentes pertencentes às famílias em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica acompanhadas pelos CRAS’s.

Todo esse matéria é fruto da “Campanha Dignidade Menstrual”, promovida pela UFC Campus Russas, em parceria com a Prefeitura Municipal, ABRACE, Casa dos Amigos de Russas (CARUS) e alguns supermercados da cidade, que arrecadou absorventes descartáveis e doações em dinheiro para a compra do produto.

O projeto foi sugerido pela estudante Auciane Dyrllen da Silva, do Curso de Engenharia Civil do Campus de Russas e bolsista voluntária do projeto Filhas de Edwiges. Ela explica que a ideia surgiu a partir de conteúdo das redes sociais sobre pobreza menstrual que despertaram o desejo de “participar de algo que de alguma forma irá fazer diferença na realidade de mulheres”.

O evento contou com a presença do prefeito Sávio Gurgel, primeira dama Adryana Santiago, secretária do trabalho e assistência social Rita Silva, profissionais da SETAS, profissionais da saúde e comunidade local.

Veja abaixo programação de entregas:

PROGRAMAÇÃO DIGNIDADE MENSTRUAL