-->

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Tremor de terra é registrado no município de Sobral nesta terça-feira, 6

 

Tremor de terra, de magnitude preliminar 1.5 mR, foi registrado no município de Sobral na madrugada desta terça-feira, 6 (Foto: LabSis/UFRN)

Um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.5 mR (magnitude regional brasileira), foi sentido no município de Sobral, a 234,8 quilômetros de Fortaleza, 1h47min da madrugada desta terça-feira, 6. O abalo sísmico foi observado e confirmado pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento ocorre dois dias após a cidade de Santa Quitéria, na região Norte do Ceará, também registrar o fenômeno, que, nesse caso, alcançou magnitude 2.0 na Escala Richter. A Defesa Civil do Ceará foi informada sobre os eventos.

Segundo informações da Coordenadoria da Defesa Civil do município de Sobral, o evento desta terça foi sentido também na localidade de Jordão, distrito de Sobral, e no município de Alcântaras, localizado a aproximadamente 23 quilômetros de Sobral. Nas redes sociais, alguns moradores da região compartilharam que sentiram o fenômeno na madrugada de hoje. O POVO procurou a Defesa Civil do Ceará para saber se houve registro de dano material nas localidades afetadas e aguarda resposta.

O último evento registrado no Estado do Ceará ocorreu no dia 14 de junho, no município de Quixeramobim. A magnitude preliminar do evento foi calculada em 1.5. No levantamento dos eventos no Estado, o maior tremor já registrado no Ceará foi em 1980, há mais de 40 anos, e alcançou 5.2 mR.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue realizando o monitoramento de toda atividade sísmica que ocorre no Ceará e também na região Nordeste do País, além de divulgar e auxiliar a população sobre eventos sísmicos locais.

Noticia; Revista Central

Blog; Erivando Lima.