-->

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Vacinação contra Covid-19 em pessoas com cardiopatias começa a partir de amanhã (14)

 

Pessoas com cardiopatias, de 18 a 59 anos, começam a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir de amanhã. A vacinação ocorre em ordem decrescente, com a data definida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A estratégia para a vacinação do público com comorbidades foi adaptada, devido ao número de vacinas que chegaram ao município. “Depois de uma reunião com a secretária de saúde e com a Coordenação das Equipes Saúde da Família, consideramos mais viável para nossa logística, vacinar por comorbidades, obedecendo a ordem de prioridades e as faixas etárias que consta na resolução número 49 da CIB/CE”, explicou a coordenadora de Imunização, Sáloa Maia.

CIB é a Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE), responsável por organizar as prioridades de vacinação contra a Covid-19, que envolve técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e técnicos das secretarias municipais de saúde, além da participação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Dessa forma, a vacinação de pessoas com cardiopatias, obedecerá a seguinte ordem por idade:

Dia 14/05 – 59 a 55 anos;

Dia 17/05 – 54 a 55 anos;

Dia 18/05 – 49 a 45 anos;

Dia 19/05 – 45 a 44 anos;

Dia 20/05 – 39 a 30 anos;

Dia 21/05 – 29 a 18 anos.

 

Saúde Digital

Sáloa também destaca a importância do público estar cadastrado na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). “A pessoa não estar cadastrada no Saúde Digital não impede que ela tome a vacina, mas é uma ferramenta importante para que o Estado veja o tamanho desse público no nosso município e assim envie doses suficientes para imunizar a todos”, finalizou a Coordenadora.

 

Documento comprobatório

No ato da vacinação, a pessoa precisa apresentar um documento de identificação com foto, o comprovante de endereço, CPF e o atestado, relatório ou declaração médica, de forma impressa, indicando possuir alguma cardiopatia. O modelo do laudo ou declaração médica está disponível no site https://www.russas.ce.gov.br por meio da plataforma Saúde Digital e deve ser carimbado e assinado pelo médico ou pelo profissional de saúde da Equipe de Saúde da Família.