Em Russas, 96 catadores de material reciclável foram beneficiados com o Programa Auxílio Catador, o número representa 100% dos inscritos para concorrer ao benefício. O resultado foi divulgado no último dia 12 de março, pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA).
O programa concederá aos selecionados recurso financeiro mensal correspondente a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente, R$ 275, sendo pago diretamente aos catadores. Como pré-requisitos para inscrição, todos os selecionados são associados à Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas (ASCAMARRU).
O Secretário de Meio Ambiente do Município de Russas, Elton Gonçalves, comemorou que todos os inscritos foram contemplados. “Fico feliz que todos os 96 catadores russanos que se inscreveram para o Programa foram contemplados. Vivemos um momento muito difícil, que é a pandemia e é gratificante que programas como esse cheguem na hora certa para a população que mais precisa”, enfatizou.
O Secretário ainda informou quando houver mais informação sobre o pagamento do auxílio, serão divulgadas.
“Auxílio Catador”
O Programa Auxílio Catador tem como objetivo assegurar a redução dos impactos no meio ambiente, através dos serviços ambientais prestados pelos catadores associados, a partir da realização da coleta seletiva.