-->

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

UPA realiza capacitação de técnicos e enfermeiros

 

O curso é voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento do município. Foto: Jonathan Moura

 

Visando melhorar a qualidade e agilidade no atendimento de urgência e emergência do município, a Coordenação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Russas, está realizando hoje (10) e amanhã, o curso de capacitação avançada em sala vermelha. O treinamento é feito pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e é voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade.

Serão 35 profissionais que receberão a capacitação ministrada pelo NEP, em que visa habilitar enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender a pacientes que chegam a Unidade em situação de urgência e emergência, cumprindo um mesmo protocolo universal, assim como a melhor forma de regular os possíveis casos de transferência para outras unidades.

O treinamento é feito pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foto: Jonathan Moura

 Qualificação

De acordo com Aparecida Rocha, enfermeira do NEP/SAMU/CE, esse treinamento já vem sendo realizado a nível de Estado e é preciso que SAMU e unidades que atendem urgência e emergência, sigam diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde para melhorar o atendimento. “A gente percebe que o SAMU sozinho ele não pode atender da maneira ideal os pacientes, cada caso e a gente percebe que a primeira porta de entrada muitas vezes é a UPA ou demais emergências”, justifica.

A Coordenadora da UPA, Tamara Gurgel, ressaltou a importância de qualificar o atendimento dos colaboradores da Unidade. “Esse curso é de grande importância para os nossos profissionais, é um curso de capacitação avançada em sala vermelha, onde englobam todas as urgências e emergências, então é só o início de uma grande estrada que a gente tem, de ficar realizando treinamento interno, para tornar o nosso trabalho mais eficiente e atender melhor a população”, destacou.